O Vitória derrotou o Juventude por 1 a 0, na tarde deste sábado (21/09), no Estádio Barradão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo atacante Gustavo Mosquito, em cobrança de pênalti no final do primeiro tempo. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 28 pontos, ocupando, momentaneamente, a 15ª posição na tabela, enquanto aguarda os resultados de Fluminense e Criciúma para garantir a permanência fora da zona de rebaixamento. Já o Juventude permanece com 32 pontos, na 11ª colocação.
A partida contou com a presença de 24.621 torcedores e renda de R$ 627 mil para o clube.
Primeiro tempo
O Vitória começou pressionando. Logo aos 12 minutos, Matheuzinho arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Gabriel a fazer uma excelente defesa. Pouco depois, aos 15 minutos, o mesmo Matheuzinho teve uma chance dentro da área, mas foi travado pelo zagueiro Yan Souto.
A pressão do Rubro-Negro nos primeiros 20 minutos resultou em um cartão amarelo para Zé Marcos, após falta em Matheuzinho próximo à grande área.
O gol saiu aos 47 minutos. Yan Souto tentou recuar para o goleiro Gabriel, mas Carlos Eduardo se antecipou e foi derrubado dentro da área. O árbitro Bráulio da Silva Machado marcou pênalti após consulta ao VAR. Na cobrança, Gustavo Mosquito bateu com tranquilidade, deslocando o goleiro e marcando o único gol da partida.
O primeiro tempo terminou com 12 faltas cometidas e cinco cartões amarelos. Pelo Juventude, foram advertidos Gabriel, Zé Marcos e Jadson. Pelo Vitória, Janderson e Carlos Eduardo receberam o cartão.
Segundo tempo
O Vitória manteve a pressão no início da segunda etapa. Aos 5 minutos, Matheuzinho aproveitou um erro da zaga do Juventude e soltou uma bomba que explodiu no travessão, quase ampliando o placar. Aos 8 minutos, foi a vez de Mosquito desperdiçar uma oportunidade, chutando por cima do gol.
O Juventude tentou reagir aos 11 minutos, quando Lucas Barbosa cabeceou após cruzamento de Alan Ruschel, mas a bola foi fraca e ficou fácil para o goleiro Muriel. A partir daí, o Vitória conseguiu controlar o jogo, especialmente após realizar substituições aos 28 minutos, e segurou o placar sem grandes dificuldades.
Tabela
Com o resultado, o Vitória subiu para a 15ª colocação e agora precisa torcer para que o Criciúma (16º, com 28 pontos) e o Fluminense (18º, com 27 pontos) não vençam seus jogos. O próximo desafio do Vitória será fora de casa contra o Internacional, no domingo, 29, às 18h30, no Estádio Beira-Rio.