Vipal fica em primeiro lugar do setor de Plásticos e Borracha do ranking Valor 1000

Renan Batista Patrício Lima, CEO da Vipal (ao centro), Tiago Joaquim Afonso, Diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo, e Catherine Vieira, Editora Executiva do Valor
Renan Batista Patrício Lima, CEO da Vipal (ao centro), Tiago Joaquim Afonso, Diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo, e
Catherine Vieira, Editora Executiva do Valor | Foto: Flavio Santana

Referência mundial em reforma de pneus e líder de mercado na América Latina, a Vipal Borrachas conquista, pela primeira vez, o topo do ranking Valor 1000 na categoria Plásticos e Borracha. A companhia figura no anuário de empresas brasileiras publicado pelo jornal Valor Econômico, que traz indicadores exclusivos de avaliação das maiores companhias do país por receita líquida.

De acordo com a organização do prêmio Valor 1000, a avaliação das companhias considera critérios contábeis e financeiros, como receita líquida, crescimento médio anual da receita líquida nos últimos cinco anos, alavancagem financeira e cobertura de juros, e práticas ESG. Ou seja, a grande vencedora de cada setor é reconhecida pelo desempenho financeiro e por suas ações voltadas às práticas ambientais, sociais e de governança.

“Ao longo dos últimos dois anos, a Vipal Borrachas vem aprimorando e desenvolvendo a sua gestão de custos industriais e financeira, contribuindo com a manutenção de margens operacionais saudáveis e geração de caixa. Esta gestão eficiente é o grande pilar de sustentação para o bom desempenho da companhia em 2023 e que continua rendendo bons frutos para o ano de 2024”, afirma Renan Batista Patricio Lima, CEO da Vipal Borrachas.

Além disso, ainda em 2023, a Vipal adquiriu a unidade da Marangoni no Brasil, subsidiária da empresa italiana do segmento de reforma de pneus com relevância global, presente no Brasil desde o final da década de 90. “Uma aquisição estratégica para expandir o portfólio de produtos para reforma e que hoje também contribui para que siga atendendo a demanda do mercado global com produtos de alta performance e a solução completa em termos de reforma de pneus”, relata o CEO.

Por todas essas questões, Lima, que esteve presente no evento de premiação do Valor 1000, realizado nessa segunda-feira, dia 16, em São Paulo/SP, salientou a importância do reconhecimento de um veículo com tamanha credibilidade às empresas brasileiras e agradeceu a distinção conferida à Vipal. “Somos uma companhia consolidada, com 51 anos de história, e continuamos com o desejo de construir a marca com esse olhar para o futuro. Esperamos seguir otimizando nossa estrutura de governança, compliance e transparência ao longo do ano de 2025 e queremos continuar crescendo sem nunca perder de vista a qualidade de nossos produtos e excelência no atendimento prestado”, destaca.

O ranking completo, com as 1000 maiores companhias brasileiras em destaque, integra a 24ª edição do anuário Valor 1000, que já está em circulação desde terça-feira, dia 17. Elaborado conforme critérios homologados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com a chancela da Serasa Experian, o Valor 1000 é uma das mais respeitadas publicações na área de negócios do País e consolidou-se, ao longo de sua trajetória, como valioso instrumento de consulta e análise do segmento empresarial brasileiro.

Outro ranking no qual a Vipal também figura este ano é o Exame Melhores e Maiores 2024, em circulação desde quarta-feira, dia 18. A companhia ocupa a 5ª colocação entre as melhores do setor Petróleo e Químico, subindo 15 posições em comparação à edição do ano anterior, quando ficou em 20ª.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top