A Operação Venator foi deflagrada pela Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul, com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), com o objetivo de combater crimes ambientais na região do Vale do Jiquiriçá. A ação ocorreu entre os dias 24 a 28/10.
Conforme fontes do Informe Baiano, após levantamento e o monitoramento de inteligência dos suspeitos denunciados, agentes da inteligência e prepostos do MPA, catalogaram os principais alvos da região e conseguiram prender uma pessoa em flagrante.
Além disso, o trabalho, coordenado pelo promotor Dr. Julimar Barreto Ferreira, apreendeu armas de fogo, munições, lanternas de caça, animais silvestres abatidos, equipamentos de camuflagem militar, celulares, lunetas, motosserra, armadilhas artesanais, esporas artificiais e protetores para esporas e bicos e nove galos de briga.
O caso foi formalizado com o registro do Auto de Prisão em Flagrante (APF nº 68499/2024), e inquéritos foram abertos pelo Ministério Público Ambiental (MPA) para prosseguir com as investigações.