Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou os mandatos de Fernando Torres (PSD) e Correia Zezito, atualmente filiado ao PL, mas eleito à época pelo Patriota, por descumprimento da cota de gênero, os votos obtidos por eles foram anulados. Isso resultou na redução do quociente eleitoral, alterando a composição da Câmara Municipal.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Com a nova configuração, Hélio Barreto, eleito pelo PROS e atualmente filiado ao Podemos, e Carlinhos Cabeção, eleito pelo PSC e também filiado ao Podemos, assumem as vagas deixadas pelos vereadores cassados.
Como consequência, o vereador Ismael, que estava temporariamente ocupando o lugar de Fernando Torres, deixará a Câmara ainda este ano, mas reassumirá seu mandato em janeiro de 2025, tendo sido reeleito no último dia 6 de outubro.
A defesa de Hélio Barreto foi conduzida pelo advogado Targino Neto, que obteve êxito na ação judicial. A posse dos novos vereadores ocorre de forma imediata.
Com informações do jornal Folha do Estado da Bahia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram