O Governo da Bahia estuda a implantação de trens elétricos como alternativa para melhorar a mobilidade entre Salvador e o centro de Lauro de Freitas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9/6) pela secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, durante a assinatura do contrato para expansão do metrô até o bairro do Campo Grande, na capital.
“Estamos estudando a possibilidade de estender a linha com trens elétricos para melhorar a mobilidade ali para o centro de Lauro de Freitas. Estudávamos isso com a prefeita Moema e continuamos com essa análise”, afirmou a secretária.
Segundo Jusmari, embora a extensão da Linha 2 do metrô até Lauro de Freitas esteja prevista no contrato de programa, o governo ainda não viabilizou investimentos para a execução do projeto. “Por enquanto, não está no nosso planejamento. É um projeto que está no contrato, mas não temos nada garantido ainda”, explicou.
A titular da Sedur reforçou que, neste momento, os esforços estão concentrados na ampliação da rede metroviária até o Campo Grande e nos estudos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Alagoinhas. Ainda assim, ela não descartou que a proposta de levar o metrô até o centro de Lauro possa ser retomada futuramente.
Jerônimo destaca que obras do VLT vão acabar com alagamentos na Cidade Baixa