A tradicional homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião, popularmente ocorrem no 27 de setembro. Nesta sexta, em Feira de Santana a capela de Nossa Senhora de Fátima vai realizar uma grande celebração para homenagear os santos, conhecidos por serem protetores das crianças e invocados em momentos de necessidade e derrotas.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Luciana Moura, é uma das pessoas que faz parte da organização dessa homenagem. Ela é devota de Cosme e Damião há mais de 40 anos e contou ao Acorda Cidade sobre sua história de fé que a transformou em devota dos santos.
“A minha devoção começou por motivo de doença da minha mãe. Ela estava enferma, em cima da cama e não tinha médico que resolvesse. Todos diziam que ela estava desenganada e que ia morrer. Um dia uma irmã mais velha da minha mãe chamou ela para ir a uma casa de uma senhora que tinha devoção pelos santos. Minha mãe não queria ir, pois não acreditava. Ao chegar lá houve oração e pedidos aos santos pela saúde da minha mãe, que era uma pessoa que vivia na cama, não levantava pra nada. No outro dia de manhã, minha mãe se levantou as 5h, fez o café, cuidou de almoço, cuidou de roça e graças a Deus e a São Cosme e Damião, ela reestabeleceu a saúde e está hoje com 83 anos de idade”, relatou.
Diante de um testemunho de tanta fé, o dia dos santos não poderia passar em branco na vida de Luciana. Por isso, todos os anos ela participa das celebrações em homenagem a São Cosme e São Damião.
“Primeiro eu vou para a missa, depois vamos fazer o caruru, presentear às crianças com os doces, que é uma tradição. O carinho, o amor, a dedicação e a fé, principalmente, a fé, são sentimentos muito importantes. Se você não tiver fé não adianta nada, você pode fazer o que você quiser e não vai ter resultado. Se você pedir intercessão a São Cosme e Damião com fé, ele com certeza vai atender”, afirmou.
Durante as comemorações, a capela de Nossa Senhora de Fátima faz a entrega de 2 mil marmitas, após a procissão. Luciana lembra que a comunidade pode ajudar com a doação através do pix, que está disponível no Instagram da igreja.
O padre Dom Marcos relatou ao Acorda Cidade que essa comemoração na catedral de Nossa Senhora de Fátima, já ocorre há cerca de vinte anos. Segundo ele, a celebração é uma devoção deixada por sua tia Eunice, que tinha um costume de dar o caruru em ação de graças por bênçãos alcançadas a sete crianças.
“Resolvemos reunir todos os devotos de São Cosme e Damião para juntos prestarmos essa homenagem. Esse ano os devotos vestiram a camisa da festa e a nossa igreja está sendo muito visitada. A gente espera um grande movimento de fiéis e devotos”.
Ele explicou que São Cosme e São Damião eram santos médicos que foram martirizados, perseguidos e todos os seus devotos, nesta data, renovam a fé, a esperança, pois apesar das provações e privações, mantém a chama da fé sempre acesa.
“Para nós é um dia de agradecermos a Deus por mais um ano conquistado, por mais um ano vencido. Agradecendo as bênçãos, os livramentos, agradecendo a misericórdia de Deus e todos os milagres que alcançamos pela interseção desses dois santos médicos e mártires”.
As comemorações na igreja começam as 6h30 da manhã com a primeira missa, seguida por outra missa as 8h, outra as 12h e uma missa festiva as 18h. A procissão será às 19h e a distribuição do caruru as 20h. O encerramento será com show do cantor Djalma Ferreira.
A chave pix para quem quiser ajudar com doações é (75) 9179-4115. A Catedral Nossa Senhora de Fátima está localizando na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, número 609, Bairro dos Capuchinhos.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram