SSP abre inscrições para primeira turma de Mestrado Profissional em Parceria com a UFBA

Secretaria de Segurança Pública
Foto: Vitor Barreto/Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, liberou na sexta-feira (20), o edital para 46 vagas para Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PPGSP). Participarão da seleção servidores que passaram pela Oficina preparatória oferecida pela Superintendência Integrada da Ação Policial (Siap), realizada em julho deste ano.

As inscrições na seletiva podem ser realizadas a partir das próxima segunda-feira (23), e segue até 3 de fevereiro de 2025.

Trinta e seis vagas são oferecidas para servidores da Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Militar, Civil e Técnica além do Corpo de Bombeiros. Outras 10 cadeiras são ofertadas como vagas universais, supranumerárias para estrangeiros, indígenas, quilombolas, pessoas trans, com deficiência e imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade.

Além da documentação exigida, os candidatos também devem apresentar pré-projeto a ser avaliado pela banca.

O superintendente da Siap, André Barreto, explicou que o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania é um marco na educação corporativa da SSP e se soma a outra ações estruturantes e de grande relevância, como a criação da Universidade Corporativa da Segurança Pública – UCS, além de sinalizar a aproximação com as Instituições de Ensino Superior como ação estratégica para buscar novas oportunidades de capacitação para os nossos servidores.

“O investimento na formação e na capacitação dos profissionais de segurança pública representa o compromisso da SSP com melhoria contínua dos serviços prestados à população, e agora alcança um novo patamar com o Mestrado, com a pesquisa científica voltada para os grandes temas relacionados à segurança pública”, frisou o gestor.

Os candidatos devem ficar atentos aos termos, documentos e prazos previstos no edital. O questionário de inscrições estará disponível no Portal da Sigaa da Ufba.

A coordenadora-geral da Universidade Corporativa de Segurança Pública (UCS) da SSP, sargento Vanessa de Oliveira, reforçou que a iniciativa reflete o compromisso da pasta em investir não apenas em recursos materiais, mas principalmente na formação e qualificação de nossos profissionais.

“A segurança pública é um desafio complexo e dinâmico, que exige além de técnicas de operação; requer uma visão estratégica, humanizada e integrada”, concluiu.

Saiba mais

Em julho, a SSP, por meio da Siap, ministrou a primeira oficina de Mobilização de Mestrado, com participação de 150 servidores das forças policiais e bombeiros. Os profissionais entregaram propostas de pré-projetos, analisadas e discutidas.

Durante a iniciativa foram debatidos temas como análise de dados criminais, prevenção ao crime, aplicação da lei, gestão de crises e muitos outros tópicos relevantes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top