Na manhã desta quarta-feira (15), o secretário de educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, participou do programa Acorda Cidade, na rádio Sociedade News. Na ocasião o secretário falou sobre o início das matrículas na rede municipal de ensino em Feira de Santana, que começaram na terça-feira (14), e esclareceu questionamentos da comunidade.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Durante a entrevista, o secretário explicou a situação envolvendo as merendeiras que foram desligadas no final do ano de 2024 pela empresa terceirizada responsável pelo serviço de alimentação nas escolas municipais.
Segundo Pablo Roberto, o contrato com a empresa estipula o pagamento por refeição servida, o que resulta na suspensão dos pagamentos durante o período de férias escolares, entre dezembro e início de fevereiro. Por conta disso, as funcionárias foram dispensadas em dezembro. Porém, a empresa informou que os mesmos profissionais não podem ser readmitidos imediatamente, precisando cumprir um intervalo de seis meses após a rescisão.
“Para nossa surpresa, a empresa informou que essas pessoas não podem retornar. O prefeito pediu que a empresa se manifestasse oficialmente sobre isso. Teremos uma reunião na sexta-feira para decidir o posicionamento final. Hoje, ainda não tenho uma resposta definitiva sobre como isso será resolvido”, declarou o secretário.
A merenda escolar em 2025
Em relação à merenda escolar, o secretário de educação destacou ao Acorda Cidade que, embora a qualidade das refeições tenha melhorado com o contrato atual, o custo elevado do serviço está comprometendo a capacidade de realizar outros investimentos importantes na rede municipal de ensino.
“Nós confirmamos que a qualidade melhorou, mas o custo foi muito oneroso. Tivemos uma reunião com a empresa e o prefeito na semana passada, e outra está agendada para esta sexta-feira. Estamos buscando uma alternativa que mantenha o padrão de qualidade exigido pela legislação, mas que também permita liberar recursos para outras atividades importantes na educação”, explicou.
Fardamento escolar
Outro ponto abordado foi a entrega do fardamento escolar para este ano. Segundo o secretário, o processo licitatório está em andamento e será encaminhado ao departamento responsável ainda nesta quarta-feira (14).
“A equipe trabalhou intensamente nos últimos dez dias para finalizar o processo. Já montamos o termo de referência e hoje o documento será enviado ao departamento de licitação para publicação”, informou Pablo Roberto.
Ouça a entrevista na íntegra
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram