Na manhã desta quinta-feira (23), foi realizada a primeira sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana. Uma sessão extraordinária que definiu os membros das comissões (veja no final do texto), além da aprovação da redução de custos na Casa Legislativa. O presidente da Câmara, vereador Marcos Lima, avaliou a primeira sessão conduzida por ele.
“Foi uma sessão tranquila, com discussões relacionadas aos projetos que foram apresentados. A redução dos custos foi aprovada sem nenhuma discussão contrária, todos votaram a favor por entender que é para o bem do andamento da Câmara Municipal. Estou satisfeito, estou feliz por esse consenso entre os colegas vereadores para o bem maior. Os vereadores entenderem que realmente era necessário fazer essa mudança, que não vai afetar o gabinete, não vai trazer prejuízo para o funcionário”, afirmou.
Marcos Lima destacou que não houve redução de cargos e sim de gastos: “O que acontece é que tem alguns valores que estavam um pouco acima do nosso orçamento, então foi reduzido cerca de 5%, 3% em cada cargo. O vale-alimentação, que está na lei, cada vereador tem direito a encaminhar para o seu gabinete, a gente reduziu 30%”, explicou.
O vereador Marcus Carvalhal, que é o segundo vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, também avaliou a sessão realizada nesta manhã. Segundo ele, foi um dia de trabalho importante, pois foi tratado sobre o orçamento da casa da cidadania.
“Nós tivemos que fazer algumas adequações para que a gente possa realmente realizar o pagamento todo final de mês e chegar ao final do ano no azul. Houve a redução de valores das verbas para cada cargo e houve a redução no cartão de alimentação”, explicou.
O vereador falou ainda sobre sua felicidade em ser escolhido como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que é uma comissão que analisa a admissibilidade do andamento de projetos no que tange o jurídico.
“Só tenho que agradecer a Deus, agradecer aquelas pessoas que me apoiaram, que acreditaram no nosso projeto e reafirmo aqui o meu compromisso, não só com quem voltou em mim, mas com todo o povo de Feira de Santana. Esse é um sonho realizado. Não venho aqui com vaidade, mas venho com a ideia de trazer realmente projetos que atendam às reais necessidades do povo”, afirmou Marcus Carvalhal.
Definidas as comissões da Câmara Municipal
As comissões da Câmara municipal de Feira de Santana foram definidas durante a sessão nesta manhã. O vereador Jorge Oliveira, afirmou que a votação foi tranquila e explicou qual a função das comissões.
“Organizar todas as demandas que têm no município. Cada projeto que vem, que diz respeito a um setor, tem uma comissão pertinente. Se for uma comissão de orçamento de finanças, empréstimo do prefeito, por exemplo, tem a comissão de finanças para debater. Se for alguma coisa relacionada à educação, tem que passar pelas comissões permanentes. Depois que passar pela comissão, nós iremos votar para ver se tem pertinência à propositura ou não”.
Confira a relação dos integrantes das comissões
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Marcus Carvalhal – presidente
Flávio Arruda
Sílvio Dias - Comissão de Educação e Cultura
Ivamberg Lima – presidente
Jurandy Carvalho
Eremita Mota - Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização
Edvaldo Lima – presidente
Josivaldo Santana
Eli Ribeiro - Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente
Valdemir Santos – presidente
Josivaldo Santana
Ismael Bastos
Gean Caverna
Ronaldo Caribe - Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher
Sílvio Dias – presidente
Ivamberg Lima
Jurandy Carvalho
Jorge Oliveira
Flávio Arruda - Comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto
Luiz Augusto – presidente
Luiz da Feira
Zé Curuca
Jorge Oliveira
Zé Carneiro
A próxima sessão será realizada no dia 4 de fevereiro.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.