Segurança dos pedestres: superintendente diz que faixas de pedestres estão sendo recuperadas

faixas de pedestres apagadas_paulo josé (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

As faixas de pedestres são um dos principais instrumentos de segurança para quem se desloca a pé. Em Feira de Santana, a população reclama que em diversas partes, algumas dessas faixas estão desgastadas ou apagadas, o que levanta preocupações quanto à segurança dos pedestres. Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da municipal de trânsito, Moacir Lima dos Santos, informou que um trabalho já está sendo realizado para resolver o problema.

faixas de pedestres apagadas_paulo josé (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moacir avaliou que Feira de Santana é uma cidade que tem avançado muito, mas reconheceu que precisa avançar mais quando o assunto é trânsito, já que a cada dia surgem novas vias e novos espaços.

“O trânsito é dinâmico. A gente precisa analisar para fazer o serviço e levar segurança à população. As faixas de pedestres são importantes, pois transmitem segurança para as pessoas, já que ali fica demarcada a área de travessia, isso gera tranquilidade para os pedestres. Desde que chegamos na SMT uma das nossas metas é revitalizar toda área de demarcação, tanto na sinalização horizontal como na vertical e estamos trabalhando”, informou.

faixas de pedestres apagadas_paulo josé (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moacir afirmou ao Acorda Cidade que a SMT já está atuando com a demarcação das faixas de pedestres em alguns locais, especialmente próximo a colégios e ao centro comercial. Ele disse ainda que alguns elevados também estão recebendo pintura, com a intenção de melhorar a visualização pelos condutores e evitar que ocorram acidentes.
Ele ainda informou que quando chegou na superintendência, já encontrou o orçamento suficiente para atender essas demandas e disse que a dificuldade que encontrou foi com relação a empresa responsável pela execução do serviço.

“Tivemos uma dificuldade porque a empresa que faz esse serviço em Feira de Santana é de Goiás, então estávamos tentando contato e não conseguimos. Encaminhei um processo para a Procuradoria para fazer o cancelamento com essa empresa e trabalhar com mais tranquilidade com a empresa que for surgir, mas enquanto isso, já estamos trabalhando com o plano B e estamos demarcando a cidade nos pontos mais focais nesse momento”, explicou.

faixas de pedestres apagadas_paulo josé (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O superintendente afirmou que os locais onde as faixas e as sinalizações precisam de pintura, são identificados através das reclamações que chegam até a prefeitura e através da equipe de engenharia de tráfego que trabalha e verifica onde precisa de reparo.

Ele falou sobre a questão da durabilidade da pintura dessas sinalizações. Moacir disse que a durabilidade depende muito das condições em que o serviço de pintura é feito. Segundo ele, se pintar em um período de chuva, por exemplo, a tinta, por melhor que seja, não terá grande durabilidade.

Além da melhoria das faixas de pedestres e sinalizações de modo geral, o superintendente de trânsito afirmou que analisa que outras melhorias devem ser feitas para melhorar o trânsito em Feira de Santana.

“O que Feira precisa é que as pessoas entendam que aqui é uma cidade grande, uma metrópole. Aqui temos várias situações que precisam melhorar. O trânsito é adaptação e as pessoas também precisam respeitar. Não é de uma hora pra outra que as coisas vão melhorar. Estou há dois meses à frente da SMT e penso que a gente deve diminuir o número de semáforos, colocar direita livre nas grandes vias para que a gente possa ofertar um melhor tempo de resposta para o deslocamento”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top