Nesta quarta-feira (15), o ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia e atual secretário de Saúde na gestão de José Ronaldo, foi empossado como presidente do Conselho Municipal de Saúde. A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas entidades, associações e membros da sociedade civil, reforçando o papel do conselho como espaço de controle social e diálogo democrático com a população.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Rodrigo, que também é médico ortopedista, emergencista e professor, destacou a relevância do Conselho Municipal de Saúde e sua contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Sus).
“É uma felicidade muito grande dizer que já fazia parte do Conselho representando a sociedade civil. Não existe um Sus eficiente, justo e qualificado sem controle social. Eu genuinamente acredito nisso, não tenho dúvida nenhuma que o coletivo constrói algo que individualmente a gente não tem a capacidade e o Conselho que foi algo previsto na lei orgânica do Sus, que foi previsto na Constituição Federal. O controle popular é algo fundamental nesse sistema lindo que a gente tem no país, que se expressou de uma forma tão exitosa na pandemia”, afirmou.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Rodrigo reforçou seu compromisso de trabalhar por uma saúde pública de qualidade, agora também, enquanto presidente do conselho, sendo uma ponte entre a sociedade e as instituições.
“São outras missões e responsabilidades. Precisamos primar por um diálogo democrático, entendendo que aqui tem representação de diversas categorias, de diversas classes profissionais e a gente tem que respeitar, dar espaço ao contraditório, porque assim a gente constrói um Sus em nosso território muito mais eficiente”, disse.
A cerimônia também serviu como espaço para apresentação de demandas e reclamações por parte dos representantes presentes. O secretário destacou, justamente, que o conselho é o ambiente adequado para essa troca.
“A sociedade se expressa através do Conselho de Saúde, e isso é extremamente importante. Várias demandas que foram trazidas mostram a missão que é grande, não enquanto presidente do Conselho apenas, mas como secretário, que é o gestor do Sus em nosso território e é evidente que a gente tem uma grande missão de reconstruir, qualificar o Sus, tanto do ponto de vista de infraestrutura, quanto do ponto de vista de serviço e de gestão”, declarou.
Rodrigo também falou ao Acorda Cidade sobre as mudanças que a sua gestão está promovendo para reestruturar diversos setores da saúde no município.
Segundo o secretário, a gestão está trabalhando para qualificar serviços e formatar processos para torná-los mais eficientes. Isso, claro, só será possível com uma equipe engajada e uma gestão responsável para alcançar os objetivos de oferecer uma saúde de qualidade, priorizando a eficiência do gasto público.
Ele também comentou sobre o preenchimento de cargos na Secretaria de Saúde, que está sendo feito de forma gradual. O secretário segue em diálogo com o prefeito para finalizar as nomeações, inclusive, das subsecretarias.
Rodrigo Matos ainda destacou o papel da subsecretária Valdenice, ressaltando sua competência técnica e habilidades emocionais como diferenciais na administração da saúde pública no município.
“Não tenho dúvida alguma que ela, dentro desse processo, vai ajudar a qualificar o Sus, porque é uma mulher, para além de uma mulher tecnicamente preparada, ela tem um preparo, competências e habilidades que vão além do técnico, componente emocional, que são importantes para a gente ter um resultado qualificado”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram