O secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, anunciou durante um café da manhã na Secretaria de Educação nesta segunda-feira (6), a contratação de 600 professores para atuar na rede municipal. Segundo ele, 300 profissionais serão do último concurso e os demais serão contratados via Reda.
“Temos a necessidade de aproximadamente 250 professores. O prefeito chamou o procurador e determinou que providências sejam adotadas para que possamos chamar 300 professores o mais rápido possível. Paralelo a isso, faremos um Reda, pois existem algumas situações, como quando um professor assume a função de diretor. Ele continua titular da vaga, mas é afastado da função. Nesse caso, continuaremos adotando a prática de contratação através do Reda. Convocaremos 300 aprovados no concurso e também faremos uma seleção para 300 professores: 150 deles para a sala de recursos, onde crianças com necessidades especiais possam estudar, e os outros 150 funcionarão de forma volante, cobrindo o que não pode ser ocupado naquele momento por professores titulares”, explicou.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Durante o evento, o secretário afirmou ainda que está organizando um grande mutirão nesta semana para visitar todas as escolas municipais. A ideia é verificar a situação e as necessidades de cada uma, para que todas as pendências sejam resolvidas até o início do ano letivo. “Estamos num grande esforço, vamos fazer um checklist, para que possamos começar o ano letivo no dia 6 de fevereiro com as escolas funcionando plenamente”, destacou.
Pablo também falou sobre a importância do café da manhã realizado nesta segunda. Ele afirmou que é um momento importante. “Enche nosso coração de alegria. É um evento importante, o prefeito esteve aqui reafirmando seu compromisso com a educação e tudo aquilo que estamos conversando há cerca de 60 dias para melhorar a educação a cada dia”.
A gestora educacional Aylla Miranda afirmou ao Acorda Cidade que o café da manhã foi realizado para recepcionar o prefeito e o novo secretário de educação, Pablo Roberto. “O objetivo é ter esse momento de acolhida com os novos gestores e essa parceria que precisa existir. Temos expectativa de melhorias na educação e a perspectiva de que as inovações aconteçam cada vez mais”, afirmou.
Matrículas
O secretário também falou sobre a situação do sistema de matrículas da rede municipal, onde a empresa informou que havia problemas na questão do pagamento, o que poderia comprometer as matrículas. Segundo ele, ainda nesta segunda, uma reunião será realizada com a empresa para fazer alguns ajustes. Pablo garantiu que as matrículas começam no dia 14. “A partir de amanhã vamos falar amplamente com a cidade sobre os passos que pais, mães e responsáveis devem seguir a partir do dia 14”, disse.
Precatórios
Com relação aos precatórios, Pablo Roberto informou que uma reunião deve ser realizada amanhã com o prefeito José Ronaldo e a equipe da Secretaria da Fazenda. “Em breve, vamos falar com a população de Feira de Santana sobre os precatórios”.
Merendeiras
O secretário Pablo Roberto também comentou a situação das merendeiras, que foram demitidas em dezembro do ano passado pela empresa terceirizada. Ele explicou que as refeições são pagas por unidade e o argumento da empresa é que, se não tem aula, não tem aluno e não há por que o município pagar por esse serviço. “Então a empresa demite os funcionários em dezembro e retoma as atividades em fevereiro, no início do ano letivo. Não sabíamos dessa questão, e marcamos uma reunião para amanhã, onde trataremos desse contrato a partir de agora”, disse.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram