![casarão Olhos D'água](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/secretario-cultura-casarao-olhos-agua-foto-Barbara-Barreto.jpg)
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Cristiano Lôbo, esteve, na manhã desta quinta-feira (06), visitando o Casarão Olhos D’água, um equipamento valioso na história da Princesa do Sertão. O chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura, Josman Lima, a Diretora do Departamento de Atividades Culturais, Georgia Pitombo e a coordenadora do Casarão, Jucilene Lacerda também estiveram presentes.
O encontro faz parte das ações da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para garantir a valorização do equipamento no desenvolvimento da cultura e no resgate da história do município.
“Trata-se de um patrimônio social que merece ser preservado. Entendemos e valorizamos o potencial do Casarão Olhos D’água como um espaço para o fomento à arte, à cultura e à educação, sendo um importante ponto da identidade de Feira de Santana. Temos o compromisso de seguir promovendo iniciativas que possam movimentar esse belo espaço, atrair ainda mais visitantes para conhecê-lo e estimular a interação da sociedade com a história do município por meio do que é realizado nesse ambiente, assegurando a preservação deste patrimônio histórico”, afirma o secretário Cristiano Lôbo.
![casarão Olhos D'água](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/J9r0knT0-secretario-cultura-casarao-olhos-agua-foto-Barbara-Barreto-00.webp)
Tido como a primeira habitação erguida em Feira de Santana pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, o Casarão Olhos D’água é um patrimônio histórico e cultural do município. O local passou por reforma em 2019 e, hoje, abriga a Casa da Cultura e o Memorial Maria Quitéria, em homenagem a heroína feirense, grande protagonista da história da Independência da Bahia.
“Eu vim para Feira de Santana em 1986, morava aqui na região do Eucalipto e sempre via esse Casarão, que por muito tempo ficou fechado. Hoje, quando eu vejo aberto, inclusive eu estive aqui quando reinaugurou, é um prazer pra mim. A gente vê aqui na frente o CAPS 3, onde pessoas que têm adoecimento psicológico podem ser beneficiadas, crianças das escolas no entorno podem se beneficiar e as pessoas podem estar compartilhando tudo que aprendem aqui, tudo que veem aqui, podem levar para outras gerações o que é o Casarão. Por isso, é importante a gente cuidar desse lugar, para que as gerações futuras tenham acesso a história, para que essa história não se perca”, destaca Josman Lima.
O equipamento recebe visitas dos estudantes de Feira e região, além de realizar exposições permanentes e periódicas, eventos, reuniões das academias feirenses e outros movimentos culturais que dão vida ao local. Tudo à disposição do público.
![casarão Olhos D'água](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/nfjsgSbR-secretario-cultura-casarao-olhos-agua-foto-Barbara-Barreto-01.webp)
“Nós fazemos uma visita guiada com esses alunos, falamos sobre Maria Quitéria, realizamos a visita do baú, uma das partes que eles mais se envolvem porque a gente mostra fotos antigas da cidade e compara com as de atualmente. Fazemos também aquarela, um contato sensorial nas estruturas da casa, que é antiga, eles sentem o piso, temos uma parede que tem uma parte original feita com óleo da baleia, ostra, argila e restos mortais”, explica a coordenadora do Casarão, Jucilene Lacerda.
O Casarão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Ele fica localizado na Rua Dr. Araújo Pinho, 1331 – bairro Olhos D’água, Feira de Santana.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram