No último dia 15 de outubro, a Prefeitura de Feira de Santana declarou Situação de Emergência, por 180 dias, nas áreas do município afetadas pela estiagem. A medida busca amenizar os impactos da seca.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro informou que a estiagem que atinge Feira de Santana, desde o mês de agosto, pode continuar até o final do ano.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Trouxemos aqui o professor Humberto Barbosa, no mês de março desse ano, e ele previu essa situação que iria acontecer de estiagem agora a partir do mês de agosto e, isso vai se estender até o final do ano, com a previsão de La Nina neutra. Isso significa que nós não teremos grandes períodos de chuva, teremos chuvas espaças e mal distribuídas na região de Feira de Santana”, informou.
De acordo com o secretário, o distrito mais atingido pela seca é o de Jaguara.
“Os distritos que mais sofrem com a estiagem, primeiro, sem dúvida nenhuma, é o distrito de Jaguara e, principalmente, naquela parte que já faz divisa com Riachão de Jacuípe, com Tanquinho, na região da Barra, naquela região do Falhado, a região que mais sofre com a dificuldade de água, para que as pessoas possam ter suas vidas normais”, disse.
Diante do fato, o secretário Alexandre Monteiro explicou que a prefeitura está realizando uma operação para atender toda a demanda dos moradores destas regiões.
“A prefeitura praticamente dobrou a quantidade de atendimentos. Nós temos um telefone específico para isso, é o (75) 99919-6153 [WhatsApp] e as pessoas também podem entrar pelo aplicativo Conecta Feira. Aqueles que estão cadastrados na secretaria, já ficam automaticamente no sistema e, nós estamos aí com o prazo de entrega de no máximo 72 horas para resolver. As pessoas que tenham dificuldade na zona rural, que não tem água no sistema de abastecimento da Embasa, podem entrar em contato com a secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que a gente vai atender toda essa demanda”.
O secretário também informou ao Acorda Cidade, que desde o início do ano, mais de 90 toneladas de ração animal foram distribuídas na zona rural de Feira de Santana.
“A prefeitura decretou uma situação de emergência, o prefeito Colbert Martins, sensível com isso, decretou com o objetivo de somar forças com outros entes federados, Estado e União, para que a gente possa amenizar essa situação. Nós distribuímos no início do ano, mais de 90 toneladas de ração animal para preservarmos a nossa genética na zona rural do município de Feira de Santana e, se essa situação perdurar por mais tempo, nós também faremos esse socorro, nós estamos nos programando para isso”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Prefeitura de Feira de Santana decreta situação de emergência devido à estiagem
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram