SECA NA REGIÃO DE IRECÊ: Representante aponta burocracia para garantir fontes hídricas e Governo prepara ação

A grave estiagem que atinge a região de Irecê, no interior da Bahia, tem causado prejuízos incalculáveis para agricultores e pecuaristas. A seca já comprometeu totalmente a safra de milho em diversas localidades.

Pecuaristas vivem um cenário dramático: para evitar a morte dos animais, vacas e bezerros estão sendo vendidos pelo valor bem abaixo da média.

Diante desse cenário alarmante, o deputado Cafu Barreto, representante da região na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), propôs uma audiência pública para discutir propostas e medidas emergenciais para enfrentar a crise hídrica que se agrava a cada semana.

Cafú disse ao IB que a “burocracia tem sido um obstáculo para muitos produtores que precisam de autorização para explorar fontes hídricas e garantir a irrigação das plantaçõesc além da sobrevivência dos rebanhos”.

Mais de 70 municípios deverão decretar estado de emergência na Bahia. A seca também afeta estados vizinhos, como Pernambuco e Piauí.

Moradores da região relatam perdas totais. “A safra toda perdida. Milho, tudo se foi”, lamentou um agricultor do município de Central ao Informe Baiano.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Brasília com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, para apresentar a situação e buscar soluções conjuntas. Por enquanto, a gestão estadual utiliza medidas paliativas como envio de carros-pipa para amenizar o problema. Em abril, uma ação mais abrangente deverá ser implementada, conforme apurado do IB, nesta quarta-feira (25/03).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Informe Baiano (@informebaiano)

Back To Top