A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) promove, nesta quinta-feira (31), o workshop Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento, que se estende até sexta-feira (1º), reúne representantes de diversas áreas da SEC em um esforço colaborativo para identificar e propor soluções eficazes que visem a plena realização dos seus objetivos estratégicos.
A estrutura do workshop foi elaborada com base nas diretrizes estabelecidas pelo Guia de Elaboração de PDTI do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). Regulamentado para organizar os recursos de informação da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, o Sisp oferece uma metodologia sólida e direcionada para o planejamento estratégico em Tecnologia da Informação (TI).
Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, esta ação é fundamental para o avanço da qualidade na gestão pública: “já estamos desenvolvendo um olhar mais dedicado para a TI aqui, na Secretaria da Educação, e esta agenda só reforça isso. A orientação do governador Jerônimo é clara: precisamos fazer uma escola melhor para os nossos estudantes e, para isso, precisamos de uma infraestrutura de tecnologia melhor nas unidades escolares, na SEC e no acesso para os professores. Por isso, estamos empreendendo esforços para atender a essa demanda de forma cuidadosa”.
Com o PDTI, a SEC visa garantir que a Tecnologia da Informação seja utilizada de forma eficiente e eficaz, potencializando o alcance de seus objetivos estratégicos. A colaboração entre as áreas envolvidas, orientada pelas melhores práticas de gestão pública, deve resultar em um plano que otimize recursos e melhore a qualidade dos serviços educacionais prestados à população.
Para o assessor especial da Casa Civil, Matheus Martins, a realização do workshop representa um passo essencial para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica do Estado: “uma atividade como essa mostra a sensibilidade da SEC em olhar para o futuro. Se é verdade que não podemos prescindir da tecnologia para o desenvolvimento das atividades educacionais, também é verdade que sua inserção precisa acontecer de forma planejada, estruturada e com uma organização devidamente constituída para que ela ocorra da maneira mais eficiente possível. A Secretaria da Educação está de parabéns. Uma agenda como esta demonstra inteligência para programar a educação pública para o futuro e promover o desenvolvimento da Bahia”.