A 67ª cerimônia do Grammy aconteceu neste domingo (2), em Los Angeles, Califórnia, nos EUA. Todas as edições do evento contam com a participação de artistas do mundo todo em categorias diversas, e a premiação é vista por milhões de pessoas.
O Grammy Awards, cerimônia de premiação anual da Academia de Gravação dos Estados Unidos, é um dos eventos da indústria musical mais prestigiados, sendo reconhecido internacionalmente. Ele tem o intuito de reconhecer a excelência na indústria da música.
A cerimônia de 2025 foi dedicada a homenagear Los Angeles após os incêndios florestais, e foi apresentada por Trevor Noah. Além de também homenagear os artistas, Quincy Jones, com Herbie Hancock, Cynthia Erivo, Stevie Wonder, Janelle Monae e homenagem a Liam Payne, ex-One Direction.
Nesta edição, Beyoncé foi quem recebeu o maior prêmio da noite, o de Álbum do Ano. A artista ganhou pelo disco “Cowboy Carter”, que também levou o prêmio de Melhor Álbum Country. Ela já havia ganhado vários outros Grammys mas ainda não tinha conquistado o maior prêmio por um álbum.
A cantora e compositora brasileira, Anitta, participou pela segunda vez no Grammy e disputou o prêmio de Melhor Álbum de Pop Latino, com “Funk Generation”. Contudo, a artista perdeu para a cantora Shakira, com o álbum “Las Mujeres Ya No Lloran”.
Outros três artistas brasileiros concorreram às premiações, mas nenhum ganhou nas suas categorias. Entre eles, estava Milton Nascimento, na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, com o disco “Milton + Esperanza” em conjunto com a cantora americana Esperanza Spalding.
Indicado pela primeira vez ao Grammy, o bandolinista e compositor brasileiro, Hamilton de Holanda, concorreu ao Melhor Álbum de Jazz Latino pelo disco “COLLAB”, com a parceria do cubano Gonzalo Rubalcaba. O artista perdeu a categoria para Zaccai Curtis, que ganhou com “Cubop Lives!”.
A pianista, Eliane Elias, também concorreu na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino com “Time and Again”. A brasileira já acumulou 13 indicações ao prêmio e ganhou duas vezes.
O Grammy de 2025 também gerou polêmica após a arquiteta Bianca Censori, acompanhando o artista Kenye West, aparecer no tapete vermelho com um vestido de tela suíça completamente transparente, que a deixava visualmente nua. A situação ocasionou na expulsão do casal no evento.
Os principais vencedores da 67ª edição do evento, foram: Kendrick Lamar, conquistando 5 prêmios, incluindo os de Música do ano e Gravação do Ano, pela faixa “Not Like Us”, e a cantora e compositora, Chappell Roan, que ganhou o prêmio de Artista Revelação.
Lady Gaga e Bruno Mars ganharam o prêmio de Melhor performance de dupla ou grupo pop por cantarem juntos uma versão de “California Dreamin”.
Os Beatles levaram o prêmio de Melhor Perfomance de Rock com “Now and Then”.
O evento também foi marcado pela apresentação surpresa de The Weeknd, que voltou depois de em 2020 denunciar o racismo do Grammy.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.