O secretário da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, comentou a diferença nos números de público divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pela Prefeitura de Salvador em relação ao Festival da Virada Salvador. Segundo a SSP, o evento reuniu 26 mil pessoas no primeiro dia, enquanto a Prefeitura apontou um público de 190 mil.
Edington defendeu a metodologia utilizada pela Prefeitura e destacou a necessidade de maior clareza sobre os dados apresentados pela SSP. “Qualquer pessoa que saiba fazer matemática consegue verificar que não havia apenas 26 mil pessoas no espaço. Basta olhar as imagens aéreas e fazer o cálculo pelo metro quadrado”, afirmou o secretário.
Ele explicou que os números divulgados pela Prefeitura são baseados em informações técnicas e dimensionamentos feitos para garantir a segurança e organização do evento. Edington também elogiou o trabalho dos órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, ressaltando a parceria fundamental para o sucesso do festival.
“Acreditamos que a divergência pode estar relacionada a diferenças nos métodos de coleta e interpretação dos dados. O trabalho da SSP é louvável, e somos parceiros nesse processo. Contudo, nossos números são resultado de um sistema técnico que leva em consideração o planejamento para a quantidade de pessoas esperadas”, completou.
O secretário destacou ainda que a Prefeitura não tem interesse em inflar ou minimizar números, mas sim em organizar um evento de forma eficiente e segura. “Imagine o caos se planejássemos para 20 mil pessoas e recebêssemos 100 mil. Ou o desperdício de recursos públicos se fosse o contrário. Fazemos nosso trabalho de forma profissional e transparente, sem envolver questões políticas”, concluiu.
SIMBORA! Durval Lélys faz show repleto de clássicos e diz que Virada Salvador “já está consagrado”
Secretário da Saltur destaca sucesso em mudanças no acesso ao Festival da Virada Salvador