Quatro passos para fazer adubação em vasos; confira

Plantas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O cultivo de plantas em vasos é uma prática cada vez mais comum entre as pessoas, tanto para aquelas que dispõem de ambientes maiores quanto para quem mora em casas e apartamentos. Com a popularização dessa atividade, os praticantes da jardinagem caseira estão mais atentos aos cuidados necessários, que vão além de manter a rega em dia.

O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Ramon Francesco Brusarosco de Morais, explica a importância de incluir a adubação entre os principais cuidados com as plantas.

“O adubo desempenha um papel vital, pois é ele que fornece às plantas os nutrientes necessários para um crescimento saudável e para a floração ou produção de frutos, dependendo da espécie.”

O profissional explica quatro passos simples para fazer a adubação em vasos sem erro:

  1. Escolha do Fertilizante

As necessidades nutricionais de cada planta podem variar, por isso, considerar as características da espécie a ser cultivada é essencial. Algumas plantas preferem solos mais ácidos, enquanto outras se desenvolvem melhor em solos alcalinos. O fertilizante pode ajudar a adequar as condições do solo para atender às exigências da planta.

Caso haja dúvidas sobre qual adubo utilizar, existem opções específicas para diferentes tipos de plantas, que fornecem exatamente os nutrientes necessários para cada espécie. Exemplos incluem Forth Flores, Forth Hortaliças, Forth Suculentas e Forth Orquídeas.

  1. Fase da Planta

Outro ponto a ser considerado é a fase que a planta se encontra, que também pode demandar uma necessidade nutricional específica. Para isso existem formulações balanceadas e adequadas para fases de crescimento, floração e frutificação.

Da mesma forma, quando se está produzindo uma muda, a utilização de um “enraizador” – que também é um tipo de adubo, ou a mistura de fertilizante ao substrato no plantio da semente, pode ajudar no desenvolvimento inicial da planta.

  1. Modo de Aplicação

Atualmente há diferentes formatos de adubo disponível como: granulados, farelados e líquidos. Adubos granulados e farelados, por exemplo, podem ser uma boa opção para vasos que necessitam de uma nutrição constante. Já no caso dos líquidos é especialmente indicado para quando há necessidade de uma absorção rápida de nutrientes, ou complementação dos nutrientes via foliar.

O estado físico dos adubos inclusive é o que define o seu modo de aplicação, pois no caso dos produtos em “estado sólido”, em sua maioria, o adubo deve ser espalhado uniformemente sobre a superfície do solo e, em seguida, regados até que o adubo se dilua e a água comece a sair pelos furos do vaso. Mas também existem alguns adubos farelados, que são específicos para diluição em água, como o “Peter’s”. O adubo também pode ser misturado com o substrato antes do plantio.

No caso da adubação líquida, há duas opções: uma solução em que o adubo é diluído na água ou o produto já é pronto para uso, e pode ser aplicado diretamente via foliar. No caso dos líquidos concentrados, a adubação é feita por fertirrigação (o vaso é regado com a solução), e no pronto uso, pode-se aplicar diretamente nas folhas das plantas, seguindo suas recomendações de uso.

  1. Quantidade de Produto x Tamanho do Vaso

O tamanho do vaso é um fator determinante para definir a quantidade de adubo a ser aplicada. Por exemplo:

Adubo farelado

Dosagem: 1 colher de chá = 8g

Plantas em Vasos: 3L (15x15cm) = ½ colher

8L (20x20cm) = 1 colher
 100L (50x50cm) ou maior = 12 colheres

Adubo granulado

Dosagem: 1 colher de café = 4g

Plantas em Vasos: 20x20cm = 10g

30x30cm = 30g
50x50cm = 100g

Adubo líquido

Via Foliar: 5ml por litro de água

Via Solo/Fertirrigação: 10 ml por litro de água

Estas dosagens consideram os adubos que precisam ser diluídos antes da aplicação. Já no caso dos produtos pronto uso, é só fazer a aplicação.

A frequência da adubação também pode variar, pode ser a cada 7 ou 15 dias em períodos em que a planta está mais ativa (primavera, verão) e menos frequente nas estações mais amenas (1 vez por mês durante o outono ou inverno).

O profissional reforça ainda que além de todas as dicas sugeridas é fundamental considerar sempre as indicações descritas na embalagem do produto utilizado.

Sobre a Forth Jardim

A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando desde 1998, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 100 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil.

Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

Para acompanhar, siga o perfil @forthjardim_oficial

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top