O esgoto a céu aberto tem sido um problema constante para os moradores da Rua Barra de São Francisco, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana. Na manhã desta terça-feira (12), a equipe do Acorda Cidade foi chamada por Rosilete de Araújo Góes, moradora da localidade, para relatar a situação e buscar uma solução junto às autoridades.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A exposição ao mau cheiro e aos resíduos está prejudicando o cotidiano dos moradores, que enfrentam dificuldades, especialmente quando o sol aquece a área e o mau cheiro toma conta de tudo.
“Quando o sol bate, o mau cheiro é insuportável”, relatou dona Rosilete. Segundo a moradora, o proprietário de uma vila de casas ao lado de sua residência realizou uma tubulação, mas a estrutura é precária e está sem cobertura, o que facilita as quebras frequentes do encanamento.
Ela conta que o problema já ocorreu outras vezes e, mesmo após reparos provisórios, o cano volta a se quebrar, provocando um fluxo constante de dejetos pela rua.
“Ele não cobre, ele não faz direitinho, porque tem que colocar o cano. Passa nas casas de todo mundo [o esgoto], quando os carros entram aqui na garagem, vêm com esgoto da rua, que é fezes e xixi, ninguém aguenta o fedor dos pneus dos carros que estão dentro de casa por causa da fossa. Além de colocar o cano, ele tem que passar um cimento, cobrir, porque se não quebra e torna a acontecer tudo novamente”, explicou.
Rosilete espera que o proprietário seja acionado para realizar um serviço definitivo de tubulação e a cobertura do encanamento, evitando os recorrentes vazamentos e o mau cheiro que tira a paz da vizinhança.
Ainda de acordo com a moradora, sua residência também joga água para a rua, mas é água do quintal, que, segundo ela, não traz mau cheiro para aos moradores.
Outro obstáculo enfrentado pelos moradores é a dificuldade de contato com o proprietário, que, segundo Rosilete, não mora no local. Os moradores tentam se comunicar por meio dos inquilinos, mas sem resultados.
“Ele falou ao vizinho que quem tem que colocar o cano é o dono do terreno, e não ele. Mas isso já vem acontecendo há um mês e não vemos solução. A gente manda recado, ele não vem. Se ele vier, eu não vejo porque estou trabalhando e ficamos sem comunicação com ele”, disse.
Apesar do problema, Rosilete destaca que a rua foi recentemente limpa, após uma ação da prefeitura, mas a situação do esgoto continua sem resolução.
“A prefeitura veio aqui agora, porque essa rua sempre é esquecida, mas dessa vez mandaram limpar, tudo direitinho agora. O problema só é esse, os esgotos aí”, acrescentou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Feira de Santana para obter um retorno, sobre o que o município pode fazer nesta situação.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram