Familiares e amigos do capoeirista José Jorge dos Santos, de 64 anos, conhecido como “Mestre Barriga”, morto em uma ação policial nesta quarta-feira (30/10), fecharam os dois sentidos da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.
Os manifestantes queimaram pneus e outros objetos, travando o fluxo de veículos na via. Um ônibus chegou a ser atravessado na rua e quase foi incendiado, sendo impedido pela Polícia Militar. Iniciado às 17h, o protesto foi finalizado por volta das 18h30.
Devido à ação, os ônibus metropolitanos não estão circulando no bairro de Portão, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro). A circulação deve seguir suspensa nas primeiras horas de quinta-feira (31) e terá o retorno da operação avaliada no decorrer da manhã.
Segundo familiares, “Mestre Barriga” estava na casa de sua mãe, Maria Angélica, quando foi atingido pelos disparos. Ao Informe Baiano, a Polícia Civil disse que uma equipe “estava na localidade para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, quando José atacou e atingiu o colete de um dos inspetores com um golpe de faca. No revide, o homem foi ferido”.
Ele foi encaminhado ao Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos. Vizinhos e familiares contestam a versão policial.