Servidores estaduais realizaram um protesto durante a tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16/01), em Salvador, criticando a atual gestão do plano de saúde do governo da Bahia, o Planserv. Com faixas e cartazes estampando a mensagem “Governador! Não mate o servidor. Devolva o nosso Planserv”, o ato buscou chamar a atenção para as deficiências no atendimento do plano, que atualmente atende mais de 500 mil usuários. O registro foi feito pelo Informe Baiano perto do Elevador Lacerda.
A principal reclamação é a escassez de hospitais credenciados e a dificuldade para conseguir vagas em unidades de saúde. Em Salvador, usuários relatam a suspensão temporária de atendimentos e a negativa de vagas devido ao cumprimento de cotas de consultas e exames impostas pelo governo estadual.
Criado em 1988 após a extinção do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores da Bahia (Iapseb), o Planserv era sinônimo de assistência de qualidade para os servidores públicos estaduais, oferecendo atendimento médico e hospitalar também aos dependentes.