Projeto sobre profissionalização na música está com inscrições abertas e gratuitas

Convidados Backstage criativo
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do projeto Backstage Criativo que tem como objetivo contribuir na profissionalização e conexão entre artistas da música. Idealizado pela cantora, compositora e jornalista baiana Karol Freitas, esta primeira edição é voltada exclusivamente para mulheres e acontece como contrapartida social pela realização do videoclipe “Arrepiar”, contemplado no Edital da Paulo Gustavo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até quarta-feira (16) através deste link. O evento acontece nos dias 18 e 19 de outubro no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.

Com o tema “Mulheres da Música Feirense: Da paixão à profissionalização”, o evento reúne convidados de diferentes áreas para falar sobre gestão de carreira na música, englobando temas como produção musical, assessoria de comunicação, além de assuntos relativos à arrecadação de direitos autorais e formalização da atividade musical, enquanto um negócio.

“A ideia é que possamos dar um norte, principalmente para artistas iniciantes no mundo da música e que pretendem se formalizar na profissão, de como funciona o cenário musical, quais oportunidades estão postas e também quais dificuldades estas mulheres podem encontrar pelo caminho – sempre considerando esse recorte de gênero porque na música também convivemos com a desigualdade inerente ao mercado de trabalho. E, é claro, conectar essas artistas, independentemente do estágio da carreira, criando uma rede de apoio”, afirma Karol Freitas.

Entre as convidadas para participar dos painéis e oficinas estão Márcia Porto (cantora, compositora e radialista), Jaqueline Sangalo (gestora cultural e advogada especialista em Direito do Entretenimento e Autoral), Gisele Santana (jornalista e assessora de comunicação), Carol Pereyr (cantora e compositora) e Gabriela Trindade (contadora e diretora de Negócios e Inovações da CDL Feira). O produtor musical Bruno Toquinho e o cantor, compositor e produtor musical Roberto Kuelho também estão entre os participantes.

Este evento é uma contrapartida pelo projeto contemplado no Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro do Município de Feira de Santana, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

18/10 (sexta-feira)

Local: Cuca Feira de Santana, Sala 11

17h30 às 19h30 – Boas vindas e Painel com o tema “Gestão de Carreira Musical: Do palco ao estúdio”. Convidados: Márcia Porto (cantora, compositora e radialista), Jaqueline Sangalo (advogada, especialista em Direito do Entretenimento e Autoral, produtora cultural), Bruno Toquinho (produtor musical).

19h30 às 22h – “Oficina de Comunicação para Artistas da Música” com a assessora de comunicação Gisele Santana (jornalista e especialista em Comunicação Estratégica com Gestão de Marcas).

19/10 (sábado)

Local: Cuca Feira de Santana, Sala 07

08h às 10h – Painel sobre “Direito autoral e outros desafios no cenário musical feirense” com Carol Pereyr (cantora e compositora), Jaqueline Sangalo (advogada, especialista em Direito do Entretenimento e Autoral, produtora cultural), Roberto Kuelho (cantor, compositor e produtor musical).

10h às 12h – Palestra “A Música como atividade empresarial”, com Gabriela Trindade (diretora de Negócios e Inovações/CDL Feira e contadora/ Inovare Contabilidade).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top