Programa Acelera Iaô premia afroempreendedores com Investimento Semente

Claudenice Oliveira 01 - Foto Agência Dudes 01
Claudenice Oliveira | Foto: Agência Dudes

A emoção marcou a cerimônia de entrega dos Investimento Semente do Acelera Iaô que reuniu os afroempreendedores contemplados pelo projeto e convidados, na manhã de sexta-feira (18), no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, na Ribeira, em Salvador. O programa premiou oito acelerados, nos segmentos alimentação, moda, artesanato e música, com um Investimento para cada empreendimento, no valor de R$10.000.

Além dos empreendedores, a celebração reuniu a equipe do programa e da Fábrica Cultural, entre eles, o presidente da Instituição, Joel Miguez; a diretora Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo; a coordenadora do Acelera Iaô, Renata Reis, e a coordenadora Pedagógica, Jaguacyara Oliveira. Realizado pela Fábrica Cultural, o Acelera Iaô conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

“Eu fico bastante feliz e grata pelo Acelera Iaô ser um dos pioneiros em aceleração na cidade, tudo que vem sendo construído até aqui, nos traz ainda mais experiência e bagagem para crescermos juntos. Nosso trabalho tem um diferencial, ele fortalece a comercialização e impulsiona a geração de renda para os nossos acelerados”, afirma a diretora Jaqueline Azevedo.

Claudenice Oliveira 01 - Foto Agência Dudes 01
Foto: Agência Dudes

Foram contemplados em Alimentação: Claudenice Oliveira, Café Periférico (@cafeperiferico.ofc); Elaine Cristina, do Coma mais Saudável (@chef_elainecosta); Jackeline Calasans, da Bebidas da Mata-Bebidas Artesanais (@bebidasdamata); Tarcila Vasconcelos, de Um Bolo e uma prosa (@umboloeumaprosa); Uebson dos Santos, do CD bar churrasquinho (@cdbarchurrasquinho).

“A premiação não é só pela questão do valor, mas por todos os processos que passamos aqui, as mentorias, as aulas, que foi grandioso para mim e para a minha empresa. Sair da minha cozinha em dias de trabalho e vir para a Fábrica ou assistir às aulas online, nos dá outra visão. Toda essa caminhada é muito perfeita, porque eu não teria agora como investir em uma mentoria e consultoria deste nível e aqui tivemos tudo isso no processo de aceleração”, comemora Tarcila Vasconcelos.

Tarcila Vasconcelos - Foto Agência Dudes
Tarcila Vasconcelos | Foto: Agência Dudes

A lista se completa com os premiados nos segmentos de moda: Viviane Cruz, da Visto Afrodite -Moda Afro-baiana (@vistoafrodite); de artesanato Karina Lima: da Preta D’Arte (@pretadarte); e de música: Ominlandê Onawale Lima, da Omin (@ehorasta).

Durante a cerimônia, os afroempreendedores se emocionaram ao relembrar toda trajetória dentro do programa, principalmente Claudenice Oliveira, do Café Periférico. “É um momento de muita emoção estar aqui na Fábrica Cultural, porque tenho uma memória afetiva muito grande por este espaço, que já foi uma fábrica de tecido, onde a minha mãe teve sua primeira carteira de trabalho assinada. Aqui, o acelera está realizando o sonho da vida toda, pegou na minha mão e me deu todo o suporte para ter esse reconhecimento na gastronomia. O Café Periférico traz essa história de ancestralidade, que a minha mãe já havia carregado”, conta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top