Na tarde desta quinta-feira (16), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana realizou uma fiscalização na tradicional Feira do Livro Usado, que está montada na calçada do estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A ação, parte da operação “Volta às Aulas”, teve como foco a verificação da conformidade das vendas, com atenção especial às práticas comerciais que respeitam as normas vigentes.
Segundo Maurício Carvalho, superintendente do Procon, o objetivo da operação é orientar os expositores e garantir que apenas livros usados sejam comercializados. “Estamos presentes na Feira de Livros Usados para fiscalizar os estandes que vendem livros. É fundamental garantir que apenas livros seminovos sejam comercializados, pois é proibida a venda de livros novos ou edições destinadas a professores. Estamos acompanhando a feira para assegurar que a legislação seja cumprida”, explicou.
Ele destacou ainda que, em casos de irregularidades, como a presença de livros novos ou exemplares destinados ao público docente, as mercadorias são recolhidas imediatamente. “Emitimos autos de visita, orientamos os expositores e, se necessário, pedimos ajustes para que a venda ocorra dentro da legalidade”, completou.
Benefício para as famílias e sustentabilidade
A Feira do Livro Usado, que ocorre anualmente de janeiro a março, se consolidou como uma importante opção de compra para as famílias de Feira de Santana. A coordenadora da Associação do Livro Usado, Jussara Bacelar, ressaltou a relevância do evento, especialmente para aqueles que buscam economia no início do ano letivo.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“A feira tem uma importância enorme para a economia das famílias. Aqui, os pais encontram livros que em livrarias custariam até R$ 500, por preços que chegam a R$ 150, o que representa um desconto de até 70%. Além disso, incentivamos a reutilização dos livros, evitando o desperdício e promovendo um destino sustentável para os materiais”, destacou.
A iniciativa, que já está em seu 19º ano, tem atraído um grande número de visitantes, especialmente aqueles que buscam economizar em itens essenciais para a volta às aulas.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram