![CMPC](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/cpmc_edsantos_acordacidade.jpeg)
Todos os anos, a primeira semana de fevereiro traz um alerta muito importante quando o assunto é saúde. O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado na última terça-feira (4), é um alerta para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no tratamento da doença.
O Centro Municipal de Prevenção do Câncer (CMPC), em Feira de Santana, comemorou a data com atividades destacando a importância dos hábitos saudáveis no combate à doença. A unidade é responsável por oferecer, de forma gratuita, exames laboratoriais e de imagem para auxiliar na identificação de possíveis tumores.
- Leia também: Câncer de mama: mamografia segue como principal aliada na detecção precoce da doença
A importância do diagnóstico precoce
Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico radioncologista Gustavo Mota destacou que o sistema de saúde municipal disponibiliza exames com o objetivo de fortalecer o combate à doença por meio de uma das ferramentas mais eficientes: identificá-la o mais rápido possível.
![Médico Radioncologista](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/lW0MEnnL-radiocologista_gustavomota_edsantos_acordacidade.webp)
“O CMPC faz exames ginecológicos, papanicolau, exames de PSA, urologista para fazer biópsia. A gente tem várias especialidades aqui que realizam exames para prevenir o câncer ou fazer um diagnóstico precoce. Quando você tem um diagnóstico tardio, realmente o desfecho não é muito bom”, disse o médico.
A moradora do bairro Conceição, Benailde Epifânia de Araújo, de 71 anos, foi uma das pacientes que esteve no CMPC para realizar exames preventivos. Em entrevista ao Acorda Cidade, a idosa revelou que dois irmãos dela faleceram vítimas da doença, por isso ela sabe a importância da prevenção.
![Benailde Epifânia](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/GbyxeJF9-benaildeepifania_edsantos_acordacidade.webp)
“Eu faço todo ano preventivo, mamografia, esses exames de prevenção, porque hoje o câncer é uma doença muito assustadora. A mulher tem que se cuidar, se prevenir, porque por mais que você tenha medo, ela existe. Por isso eu venho, por prevenção.”
Hábitos como aliados
O médico explicou que os hábitos são grandes aliados no combate ao câncer. Não consumir bebidas alcoólicas e cigarro, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação saudável formam uma espécie de “tripé” de bons comportamentos que reduzem muito as chances de ser diagnosticado com a doença.
Tratamento
Mota explicou que os tratamentos de combate ao câncer têm evoluído bastante e que a doença tem sido desmistificada com os altos índices de cura em pacientes que descobrem a enfermidade logo no início. O médico enfatizou que receber o diagnóstico não é um atestado de óbito.
“O câncer tem cura, sim, desde que você tenha o diagnóstico precoce. A gente tem três vertentes de tratamento: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Esses três tratamentos são oferecidos para o paciente. A sequência do tratamento e o número de sessões vão depender da localização do câncer e se ele está no estágio avançado ou não”, concluiu o médico.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.