APolícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta quarta-feira (9), de um simulado assistido de preparação e atendimento a sinistro envolvendo múltiplas vítimas. O objetivo do evento foi atualizar os protocolos de socorro nesse tipo de sinistro, bem como fortalecer a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência. A ação foi promovida pela ViaBahia e aconteceu no Km 560 da BR 324, em São Sebastião do Passé.
No local, foi preparado um cenário de um acidente de grande complexidade, envolvendo um caminhão tanque carregado com gasolina, além de outros dois veículos de passeio, que resultou em 3 “vítimas”.
O evento mobilizou diversos profissionais que atuam em emergências e também foram empregados equipamentos e viaturas para fazer o resgate dos feridos. Além de assumirem as funções de segurança viária, os policiais rodoviários federais realizaram o controle do tráfego e do acesso de pessoas e veículos, bloqueio das vias, dando segurança para que as equipes de emergência e salvamento pudessem atuar.
Durante o exercício, foram passadas orientações sobre o serviço de atendimento a emergência e as primeiras ações que devem ser iniciadas após a ocorrência de acidentes deste tipo, como: acionamento dos responsáveis, isolamento da área, contenção do vazamento, remoção dos veículos, remoção dos resíduos e por último a desobstrução da via.
O PRF André Pereira, coordenador do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT Simões Filho), participou do simulado e salientou a importância do evento e da participação das instituições envolvidas, destacando que a BR 324 tem um tráfego intenso de caminhões transportando produtos perigosos, ônibus de passageiros e carros de passeio, daí a necessidade de testar os procedimentos de resposta à emergência e a eficiência dos recursos internos e externos disponíveis, para assegurar a eficácia no atendimento em meio a uma ocorrência real desse porte.
Os simulados são ferramentas essenciais para o treinamento e aperfeiçoamento das equipes de emergência. O teste também ajuda a identificar as melhorias necessárias para aprimorar a resposta a uma emergência, especialmente no que se refere ao salvamento de vidas humanas.
Através de exercícios práticos, os profissionais podem aprimorar suas habilidades, testar equipamentos e identificar possíveis falhas nos procedimentos. Além disso, os simulados permitem a integração entre os diferentes órgãos envolvidos em uma ocorrência, o que é fundamental para garantir a eficiência do atendimento.