Presidente da Fieb anuncia ampliação e requalificação do Sesi em Feira de Santana

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, anunciou nesta terça-feira (21), a ampliação e requalificação do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Feira de Santana. As obras devem iniciar ainda este mês, com conclusão até o segundo semestre de 2026. A requalificação deve contemplar a ampliação de vagas no ensino regular (Educação Básica), as intervenções em infraestrutura e acesso da unidade, além do Centro Esportivo.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Participaram do encontro o prefeito de Feira, José Ronaldo de Carvalho, secretários municipais, representantes da instituição, associações, sindicatos, entre outras personalidades do ramo da indústria.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Cifs (Centro das Indústrias de Feira de Santana), Geraldo Pires, falou sobre a importância da requalificação da instituição para o desenvolvimento da cidade. Com a reforma, a Escola Sesi, que atende aproximadamente mil alunos do Fundamental ll ao Ensino Médio, vai aumentar sua capacidade de atendimento para até dois mil, duplicando o número de salas. A unidade também oferece Educação para Jovens e Adultos (Eja).

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Geraldo Pires | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Sesi está com a bela escola aqui hoje e vai duplicar isso aí, um excelente ensino, métodos muito bons, é algo que vai somar muito, tanto para a educação quanto para os profissionais também da indústria, os dependentes, então a importância é muito grande. Quanto mais a gente puder se unir e investir é muito bom para a Feira de Santana”.

A requalificação do Sesi vai permitir uma ampliação do ensino qualificado na cidade, o que para a geração de emprego é fundamental para o desenvolvimento do município, como destacou o presidente.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ainda precisa melhorar muito essa parte do ensino, a gente tem dificuldade quando parte para o mercado e chegam várias pessoas para fazer o teste para uma determinada atividade e às vezes não está preparado, então o Sesi ele prepara muito bem, assim como o Senai também, faz essa qualificação, então quanto mais qualificar melhor, estamos precisando, a indústria principalmente precisa. Hoje a gente lida com equipamentos muito modernos, bem automatizados e então necessita de pessoas bem preparadas para operar esses equipamentos”.

Carlos Henrique Passos, presidente do Fieb falou ao Acorda Cidade que a ampliação do serviço deve trazer muito apoio para o ensino técnico e profissional na região, consequentemente para a qualificação da mão de obra da indústria.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Carlos Henrique Passos | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Isso gera muito mais oportunidade para a sociedade Feira de contar com o apoio de uma escola que, que não só na quantidade, mas principalmente na qualidade, tem buscado se diferenciar, gerando oportunidade para que esses jovens possam poder trilhar a Escola Técnica do Senai, concomitante ao Ensino Médio, como também vencer os desafios de acesso às universidades”.

O presidente destacou o quanto a segunda maior cidade do estado está no radar do setor industrial. Ele afirmou que, fora da Região Metropolitana, Feira de Santana é o polo industrial mais importante do estado.

“Feira é o centro industrial mais importante da Bahia, fora da região metropolitana. Ele requer uma atenção sempre muito firme da Federação. Nós temos aqui sediado cerca de cinco sindicatos, dos 46 são filiados da Federação da Indústria. São líderes empresariais, que cobram sempre da Federação resposta a manter os investimentos em Feira sempre presentes para poder atender melhor as indústrias de Feira”.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além da educação regular, O Sesi também oferece às empresas serviços de saúde e segurança do trabalho. Além disso, a unidade conta com um espaço de lazer que atende os industriários que buscam a prática de esporte, como natação e academia.

“Vai-se oferecer salas amplas, adequadas para a implicação do modelo pedagógico do Sesi, que leva os alunos à prática da robótica, à iniciação científica, o desenvolvimento de aprendizado dessas crianças para que elas façam a melhor escolha profissional em seguida”.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente afirmou que o Fieb também está buscando a ampliação das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Feira.

“Independente disso, nós temos feito obras de requalificação da nossa unidade do Senai, visando melhorar as condições de atendimento aos alunos dos cursos técnicos e atendimento também às empresas que buscam o Senai para desenvolvimento de cursos de qualificação e de apoio a essas empresas”.

Ao Acorda Cidade, José Ronaldo destacou a importância da ampliação para Feira de Santana.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
José Ronaldo | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma escola que está muito aprovada pelos alunos de Feira de Santana. E essa ampliação, sem dúvida, abre mais espaço para que as pessoas possam aqui estudar. Todo ano é uma luta das pessoas para conseguir matricular, para estudar aqui. Então, com essa ampliação, você abre mais oportunidades. Parabenizar a Fieb, através do Sesi, por esse trabalho que está fazendo na cidade, estamos aqui para pedir novos investimentos da Fieb para Feira de Santana”, disse o prefeito.

Sesi - Fieb - Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top