A semana começa com destaque para os preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com data já confirmada para os dias 3 e 10 de novembro. Em 11 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) os futuros universitários terão acesso à revisão de conteúdos de diferentes componentes curriculares em clima de descontração, sob a orientação de uma equipe de professores das universidades estaduais baianas (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc), além das universidades federais do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Oeste da Bahia (Ufob).
A iniciativa integra o projeto “Tô com você no Enem”, da Secretaria da Educação (SEC), e combina aprendizado e orientação especializada para os vestibulandos responderem às questões com agilidade e segurança, sem perder de vista também o fator motivacional. É o que vai acontecer, nesta terça-feira (24), no Colégio Democrático Ruy Barbosa, no município de Teixeira de Freitas, sede do Núcleo Territorial de Educação do Extremo Sul (NTE 7). Para quem não puder assistir presencialmente, o aulão será transmitido ao vivo pelo Canal do NTE 7 no Youtube (www.youtube.com/@NúcleoTerritorialdeEducação-NT).
Abrangência
O Dia D – Aulão Territorial será realizado em todos os territórios de identidade. Nesta semana, serão contemplados, ainda, os estudantes do Piemonte da Diamantina (NTE 16), na quarta-feira (25). Na quinta-feira (26), as aulas serão nos núcleos territoriais de Irecê (NTE 1) e da Bacia do Rio Grande (NTE 11). Já na sexta-feira (27), os estudantes dos territórios do Sertão Produtivo (NTE 13), da Bacia do Jacuípe (NTE 15) e do Médio Rio de Contas (NTE 22) serão os contemplados. Todos os aulões também serão transmitidos ao vivo pelo canal de cada um dos NTE, no Youtube.
Simulado
A SEC também liberou para toda as unidades da rede uma proposta de simulado no mesmo formato das questões do Enem, para ser aplicado em dois dias diferentes: Prova 1, voltada para os conteúdos de Linguagem – Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Prova 2, direcionada às Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova contém 90 questões.
Tô com Você no Enem
A Bahia registrou um total de 449.528 inscritos para o Enem em 2024, sendo 120.505 da rede estadual, o que representa um aumento significativo de 38,5% em comparação ao número de inscritos no ano anterior. O projeto segue um cronograma alinhado com as datas do Ministério da Educação e reúne várias iniciativas da SEC, além de programas já consolidados que apoiam os estudantes, ao longo do ano letivo.