Cerca de 2 mil ambulantes de Salvador já realizaram o cadastramento para festas populares através do auxílio ofertado nas dez Prefeituras-Bairro (PBs) espalhadas pela cidade. Com objetivo de facilitar o processo de inscrição dos trabalhadores que têm dificuldade de acesso à internet, a administração municipal dará suporte ao serviço, cujo prazo se encerrará no dia 10 de outubro.
Os interessados devem se dirigir a uma unidade administrativa mais próxima, de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h, munidos com toda a documentação necessária. Ao todo, 8.590 vagas foram disponibilizadas para vendedores que desejam trabalhar no ciclo festivo de 2024/2025.
Em 2023, 2.860 mil ambulantes estiveram nas PBs para realizar o cadastramento. De acordo com o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, o serviço tem sido bastante procurado e a expectativa é atender um número maior de trabalhadores neste ano.
“Ano passado foi um sucesso e agora não está sendo diferente. Vamos bater essa marca. Nosso objetivo é facilitar a vida dos ambulantes que buscam fazer o cadastro. Estamos aqui de portas abertas para ajudar e facilitar no processo”, sinalizou.
Nas Prefeituras-Bairro, 20 fiscais treinados estão à disposição dos ambulantes para a realização de cadastro e para sanar as dúvidas a respeito do processo de quem tiver dificuldade ou não tiver acesso a um computador, celular ou internet.
Nesses locais, os interessados deverão fornecer diversas informações, incluindo nome completo, número da carteira de identidade, CPF, endereço completo, e-mail e telefone. O cadastramento é feito de forma on-line, através do site www.sca.salvador.ba.gov.br/externo/visual/index.php.
“É uma espécie de lan house pública. Temos tecnologia com tablets, monitores e todo o suporte para realizar o procedimento com a menor margem de erro possível”, reforça o secretário, convidando os ambulantes que tiverem dificuldade a procurarem uma Prefeitura-Bairro mais próxima de casa.
O secretário lembra que o processo de informatização no cadastramento, iniciado ano passado, solucionou o problema das filas. “A ideia é evitar filas e com certeza conseguimos. E com esse serviço nas PBs descentralizamos o atendimento físico que antes era somente na sede da Secretaria de Ordem Pública (Semop)”, frisa.
Os trabalhadores podem escolher atuar em eventos como o Festival Virada Salvador 2025, Carnaval, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá e circuitos de pré-Carnaval (Fuzuê, Furdunço e Pipoco).
Números – Desde o início da oferta dos serviços nas PBs, no dia 11, até a última sexta-feira (20), quase 2 mil ambulantes procuraram as unidades. A Prefeitura-Bairro Centro/Brotas foi a mais procurada, contabilizando 348 cadastramentos. Na sequência, a de Subúrbio/Ilhas (270), Cajazeiras (131), Itapuã (233), Cidade Baixa (106), Barra/Pituba (188), Cabula/Tancredo Neves (156), São Caetano/Liberdade (168), Valéria (38) e Pau da Lima (114).