Prefeitura realiza quase 40 mil serviços em árvores de Salvador

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), tem se dedicado à conservação de áreas verdes por meio de serviços contínuos de podas de árvores e remoções de galhos caídos. O balanço de janeiro até agosto deste ano apresenta quase 40 mil intervenções, divididas entre podas e remoções, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde das plantas urbanas.

Os números de poda são significativos. De janeiro a agosto, a Seman executou 39.322 podas de árvores de diferentes portes. Somente em agosto, foram realizadas 7.878 intervenções, incluindo 2.131 de pequeno porte, 2.108 de médio porte, 1.928 de grande porte e 228 de porte muito elevado. Além disso, 6.610 palmáceas também passaram pelo processo de poda.

Quanto à remoção de árvores e galhos caídos, a Seman registrou 439 intervenções no mesmo período. Esses serviços envolvem o uso de equipamentos para carga e descarte dos materiais, garantindo a limpeza das vias e a segurança dos pedestres e motoristas.

O titular da Seman, Lázaro Jezler, ressaltou a importância dessas ações. “A poda das árvores e a limpeza das palmáceas fazem parte de um importante conjunto de ações preventivas que são realizadas pela pasta, pois evitam a ocorrência de acidentes, com a retirada de galhos e hastes com risco de queda, também com estado fitossanitário ruim. Também há outras questões atreladas à segurança, como a melhoria da iluminação pública e melhor visibilidade das placas de trânsito”, explicou.

Ações recentes – Nesta última semana, diversas localidades de Salvador receberam atenção da Seman. Entre os locais atendidos estão o final de linha de Santo Agostinho, a Rua Frederico Edelweiss, no Rio Vermelho, a Rua Wanderley de Pinho, no Itaigara, a Avenida Joana Angélica, em Nazaré, a Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores, o bambuzal do aeroporto, entre outros pontos.

Plantão – Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), ligando para o número 199. Para outras demandas, a comunicação é feita através do número 156.

Back To Top