Prefeito José Ronaldo afirma que já tem nova área onde hospital municipal deve ser construído

prefeito José Ronaldo
Prefeito, José Ronaldo | Foto: Ney Silva

O prefeito José Ronaldo de Carvalho, em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (12), falou sobre a construção do hospital municipal de Feira de Santana. Ele confirmou que as obras que haviam sido iniciadas na gestão passada, na área onde funcionava a secretaria de Saúde no bairro Estação Nova, estão paradas. Segundo ele, um estudo está sendo realizado e a unidade de saúde deve ser construída em outro local.

“Estamos estudando profundamente a questão do hospital, com muita responsabilidade e planejamento. Estamos estudando junto com toda equipe para definir como será feito e o assunto está andando bem. Enquanto isso, paramos a obra que estava sendo feita, porque dentro desses estudos que estamos fazendo, há dúvidas se deve ser feito ali ou em outro local. Detectei que temos uma área de terra grandiosa de propriedade da prefeitura em um local muito privilegiado de Feira de Santana, uma área que a gente pode fazer uma obra com estacionamento e estamos analisando tudo isso”, afirmou.

O prefeito não quis antecipar qual o local dessa nova área. Ele disse que vai dialogar com a sociedade após os estudos serem concluídos, o que deve ocorrer, conforme informou, no final do mês de março.

Pagamento de terceirizados

Durante a entrevista o prefeito também falou sobre os pagamentos dos funcionários terceirizados. Segundo ele, alguns pagamentos, referente ao mês de janeiro, foram feitos ontem. Ele voltou a garantir que durante seu governo as contas serão pagas em dia.

“Ontem pagamos as empresas que prestam serviço a prefeitura de Feira, o mês de janeiro. Eu disse que no meu governo as coisas seriam pagas rigorosamente em dia, como sempre fiz ao longo da minha vida. As empresas que apresentaram as faturas, foram pagas e o dinheiro está na conta”, disse.

Segundo José Ronaldo, não há pendências de pagamento referente a trabalhadores celetistas que tem vencimento no 5º dia útil do mês. Ele explicou que algumas empresas que têm contratos com médicos ainda têm pendências.

“O que ainda tem de pendências é uma parte de médicos. Tem médicos que trabalham para uma empresa chamada SM, falta o mês de dezembro. Janeiro vai ser pago no dia, que é 20 de cada mês. A empresa INSV será pago também dentro do prazo. As que faltam de dezembro, as empresas estão sentando e conversando com os profissionais para ver a melhor maneira de pagar. O certo é que todos receberão. Convocamos as empresas, que foram cobradas, e elas estão fazendo o devido a pagamento a todos”, destacou.

José Ronaldo disse ainda que trabalhadores de outros setores da prefeitura, que estavam em atraso, também já foram pagos, a exemplo dos trabalhadores da limpeza pública.

Banho de asfalto

O prefeito José Ronaldo falou sobre o início dos trabalhados na sua gestão e sobre algumas cobranças que estão sendo feitas pela população, a exemplo de um banho de asfalto nas ruas da cidade. Ele destacou que o trabalho precisa ser feito com planejamento e afirmou que “não se faz administração pública com uma vara mágica”.

“Todo mundo sabe que passou o ano sem recursos, então tem que fazer um planejamento e organizar. Dentro de 90, 120 dias não se tem uma realidade da prefeitura. No mês de janeiro você tem uma receita, tem uma despesa. Cada mês tem uma receita e uma despesa diferente. Temos os percentuais mínimos de gasto para cada setor, a exemplo de saúde e educação. Na hora que você vai recebendo esses recursos, há um critério adotado pela prefeitura de Feira, que se você recebe um recurso, já repassa para a conta da educação e da saúde, para já deixar garantido e não chegar ao final do ano e ficar enlouquecido porque não conseguiu fechar as contas”, afirmou.

Ronaldo reiterou que a prefeitura não fará despesas que a gente não possa pagar.

“Então janeiro, fevereiro, março e abril, vamos juntar as despesas e as receitas e vamos ter uma base de gastos até o final de ano. Não vou acertar 100%, mas 90, 95% a gente acerta, com a experiência que nossa equipa tem. Por exemplo, ficou débito com a empresa que fez asfalto na cidade, mas os tapas buracos que a empresa está fazendo na cidade este ano, nós já pagamos. Estamos pagando em dia e estamos fazendo o que a gente pode”, destacou.

Precatórios

Sobre a questão dos precários, José Ronaldo explicou quais serão os próximos passos após a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado na última segunda-feira (10).

“Agora temos uma rotina a ser feita, que já está sendo elaborada. Na quinta (13) teremos uma reunião, já convidamos professores que têm direito para comparecer na secretaria de Educação às 8h, onde vamos relatar os caminhos que agora pode acontecer. Isso é bom porque as vezes as pessoas acham que a prefeitura já tem o dinheiro. Mas é um projeto de futuro. Parte desses recursos, 60%, são de professores. Eles vão querer antecipar ou não, é isso que vamos conversar. Resolvendo que querem antecipar, nós vamos publicar um chamamento público para as instituições que desejarem participar desse processo. Elas vão oferecer suas condições e quem oferecer a melhor condição, será o vencedor do processo para comprar os precatórios”, explicou.

Diálogo com governador

José Ronaldo ainda falou sobre sua relação do com o governador Jerônimo Rodrigues. Ele frisou que sempre teve um bom diálogo com todos os governadores da Bahia.

“Eu disse na minha campanha que nunca tive dificuldade de me relacionar com ninguém. Sempre tive boa relação com Jaques Wagner, com Rui, nunca tivemos problemas para conversar. Já fui recebido por Lula, sem dificuldade nenhuma. Nunca tive dificuldades de conseguir obras e benefícios em Brasília. Estou trabalhando arduamente, elaborando projetos. O governador disse que gostaria de conversar comigo e eu disse que estava aberto ao diálogo. Já disse que a gente precisa sentar e conversar sobre saúde. A gente precisa analisar, discutir saúde e também outras coisas de planejamento”, afirmou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top