Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí, interior do estado da Bahia, pela quarta vez e presidente do consórcio Chapada Forte, está se candidatando à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Na manhã desta quarta-feira (13), Wilson destacou ao Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News, que sua trajetória de gestão em Andaraí, incluindo a reeleição e a liderança de 28 municípios no consórcio Chapada Forte, o prepara para liderar uma UPB voltada ao fortalecimento do municipalismo.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo Wilson, o fortalecimento dos consórcios públicos tem sido fundamental para a realização de obras e a conquista de emendas parlamentares. Ele vê nessa estrutura uma maneira de unir municípios pequenos, permitindo-lhes realizar projetos maiores e fortalecer a gestão regional. “Os consórcios hoje executam obras e recebem emendas, fazendo com que pequenos municípios se unam e fiquem mais fortes”, explica Wilson.
Apoio de Líderes e experiência em gestão
A candidatura de Wilson recebeu apoio de prefeitos influentes e políticos baianos. Ele cita o respaldo do prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, atual presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, e de outros prefeitos como Danilo Delicinha (Várzea da Roça) e Eures Ribeiro (Bom Jesus da Lapa).
A torcida de políticos experientes, como Otto Alencar e Jaques Wagner, fortalece sua posição como candidato que representa a base governista, mas que também se compromete a trabalhar com independência e isenção partidária.
Propostas e compromissos para uma UPB forte
A prioridade de Wilson à frente da UPB será trabalhar por melhorias no municipalismo baiano. Entre suas metas estão a ampliação da alíquota de 8% do INSS e a realização de um programa de refinanciamento das dívidas previdenciárias para ajudar os municípios a manterem suas contas em dia.
Ele também pretende modernizar a tabela SUS, destacando a necessidade de valorização dos médicos que atuam no sistema público. “A tabela SUS está defasada há anos, e se não cuidarmos disso, muitos médicos vão deixar de trabalhar no SUS”, alertou.
Outro compromisso é a ampliação da Sala de Projetos da UPB, que será triplicada para acelerar o desenvolvimento de propostas para municípios pequenos, sem recursos para contratar engenheiros e arquitetos.
Wilson relatou que já tem a parceria do governador Jerônimo Rodrigues para essa iniciativa. “Com o apoio do governador, teremos mais 10 engenheiros e cinco arquitetos na equipe para duplicar a capacidade da Sala de Projetos, possibilitando a entrega ágil de projetos estruturantes para os municípios menores”, afirmou.
Wilson também mencionou projetos de infraestrutura importantes para o turismo local, como a pavimentação da estrada de terra entre Mucugê e Igatú e a preservação da estrada de pedra que leva à histórica vila de Igatú, que atrai turistas pelas suas belezas naturais.
“Estamos trabalhando para que essa estrada seja preservada e para que Andaraí se torne um destaque no turismo baiano”, disse Wilson, reforçando o compromisso com o turismo sustentável na região.
O prefeito de Andaraí concluiu garantindo resultados em tempo hábil, comprometendo-se a realizar mudanças significativas na estrutura da UPB nos primeiros 120 dias de mandato, caso eleito. Ele reafirma seu compromisso de união entre os municípios e de uma gestão focada no fortalecimento do municipalismo. “Estamos nisso para uma UPB mais forte, mais firme e determinada em defesa do municipalismo”, finalizou.
Leia também:
Prefeito de Andaraí recebe apoio de Eures Ribeiro para presidência da UPB
Wilson Cardoso confirma candidatura à presidência da UPB com apoio de seis ex-pré-candidatos
Prefeito de Andaraí anuncia ao governador sua candidatura à presidência da UPB
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram