‘Preço da Hora Bahia’ será referência para app de preços de medicamentos do Governo Federal

O modelo operacional do aplicativo Preço da Hora Bahia será referência na implantação, pelo Governo Federal, de novo sistema destinado a permitir a pesquisa em âmbito nacional de preços de medicamentos e produtos da área de saúde. Membros do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) envolvidos no desenvolvimento do aplicativo denominado Banco de Preços em Saúde (BPS) estiveram em Salvador para adquirir conhecimento técnico e prático sobre o funcionamento do sistema do Preço da Hora Bahia, que permite a pesquisa de preços de mais de 500 mil produtos comercializados no estado. A experiência baiana foi apresentada por representantes da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), órgãos responsáveis por desenvolver e gerenciar o aplicativo.

“Recebemos a indicação de que o Preço da Hora é muito bom, que funciona, que as pessoas realmente utilizam, então viemos até Salvador para conhecer de perto esse projeto. A ideia é levar esse conhecimento para dentro do aplicativo Banco de Preços em Saúde”, explicou o coordenador de Avaliação de Preços em Saúde do Ministério da Saúde, Thiago Mendonça. Segundo ele, a expectativa é de que o Ministério consiga lançar no sistema de forma automatizada as Notas Fiscais Eletrônicas dos entes que fazem a aquisição de medicamentos e materiais médicos hospitalares.

Na ocasião, o auditor fiscal da Sefaz-BA Felipe Abreu, responsável pela gestão e monitoramento do Preço da Hora Bahia, fez uma apresentação geral sobre o aplicativo que pode ser utilizado em smartphones ou pelo computador, no site precodahora.ba.gov.br. O app tem uma média de 100 mil usuários mensais, já foi baixado para celular mais de 800 mil vezes e processa mais de 3,5 milhões de notas fiscais por dia. São processadas as vendas de cerca de 200 mil estabelecimentos e registrada em média um milhão de consultas todos os meses.

Reconhecimento nacional

O diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt, gestor do Preço da Hora Bahia, ressaltou: “os visitantes ficaram bastante empolgados e identificaram possibilidades de uso das Notas Fiscais Eletrônicas no app do Ministério da Saúde. Apresentamos todos os detalhes e as funcionalidades do Preço da Hora Bahia, para servir como base para a criação do app Banco de Preços em Saúde”.

Jadson lembrou que, em sua versão inicial, lançada em abril de 2020, o Preço da Hora Bahia tomou por base uma solução desenvolvida pelo governo da Paraíba em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Desde então, o app baiano vem se aprimorando continuamente e tem agregado uma série de novas funcionalidades.

Já o consultor de negócios da Área de Relacionamento com Clientes da Prodeb, Ciro Assis, destacou a importância desta parceria. “O Estado da Bahia está sendo inspiração para todo o país em termos de avanço tecnológico. O Preço da Hora Bahia tem chamado a atenção dos entes federais, que estão vindo conhecer de perto o projeto. Isso enaltece o trabalho das equipes do Governo do Estado envolvidas nesse trabalho”, avaliou.

Também participaram da reunião os consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) Andressa Souza, Rejane da Silva e Felipe Marinho. Pela Prodeb, estiveram presentes o consultor de negócios do Preço da Hora Bahia (PHB), Ricardo Barral, a PO (Product Owner) da equipe de sistemas do PHB, Mônica Assaf, o desenvolvedor do PHB, Danilo Barbosa, e o responsável pelo processamento das Notas Fiscais da Sefaz-BA para a Prodeb, Daniel Neto.

Funcionalidades e painel gerencial

Entre as principais funcionalidades do aplicativo Preço da Hora Bahia estão a “melhor hora”, que indica o horário com menor movimentação para fazer as compras; “estabelecimentos e produtos favoritos”, que permite a criação de listas das lojas e das mercadorias favoritas; “lista de compras”, que possibilita a criação de uma relação de produtos para pesquisar; “informar problema”, em que o usuário pode relatar problemas diversos relacionados a estabelecimentos e produtos; e “histórico de preços”, que permite o acompanhamento do preço de um produto durante um período determinado. O app possibilita, ainda, a criação (opcional) de uma conta de usuário, para que as informações fiquem salvas para utilização em qualquer smartphone, além de ícones específicos para buscas por preços de medicamentos e combustíveis.

O Preço da Hora Bahia dispõe ainda de um painel com informações disponíveis somente para os gestores do app, com acesso a informações e relatórios gerenciais. Por meio do painel, é possível monitorar o uso do sistema, ter acesso aos produtos mais pesquisados, gerar relatórios específicos (como o de preços médios de combustíveis), responder a ocorrências abertas pelos usuários e acompanhar a carga das Notas Fiscais Eletrônicas.

Back To Top