POR TEMPO INDETERMINADO: Marido de Hyara Flor é condenado a internação pela Justiça

O adolescente acusado de matar sua esposa, Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a cumprir medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado. Ela foi morta com um tiro no queixo em julho de 2023, no município de Guaratinga.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a internação do menor pode durar, no máximo, três anos. Durante esse período, a situação do suspeito será revisada a cada seis meses, quando a Justiça decidirá se há ou não necessidade de manter a internação.

O adolescente, que tem 15 anos, foi apreendido em 22 de agosto, no bairro Quintas do Sul, em Itapetinga, após ser considerado foragido. Ele foi indiciado por ato infracional análogo ao feminicídio, após o Departamento de Polícia Técnica (DPT) concluir que o perfil genético identificado na arma do crime correspondia ao do suspeito.

A defesa da família de Hyara Flor se pronunciou após a condenação, afirmando que a decisão judicial trouxe “um pouco de alívio, ante a dor da perda”.

O caso gerou repercussão após a família de Hyara acusar o sogro da jovem de ter planejado o crime como vingança por uma suposta relação extraconjugal envolvendo a sogra da vítima e um tio de Hyara. No entanto, a Polícia Civil havia concluído anteriormente que o disparo foi acidental e realizado pelo irmão mais novo do adolescente, uma criança de 9 anos.

Apesar dessa versão, um perito contratado pela família argumentou que uma criança não seria capaz de realizar o disparo com a pistola calibre 380 usada no crime.

O adolescente condenado está internado na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Vitória da Conquista.

Back To Top