A 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), recebeu cinco viaturas, nesta segunda-feira (24), para fortalecer as atividades da Polícia Civil de Feira de Santana.
Foram entregues quatro veículos modelo Spin e uma pick-up Ranger. Além dessas, outras unidades da cidade também receberam reforço na frota. A Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) também foram contempladas com um veículo Spin cada. No total, nove viaturas foram destinadas à cidade e região.
A entrega foi realizada pelo Governo do Estado no Parque de Exposições de Salvador. Em todo estado foram 265 novas viaturas para a Polícia Civil, representando um investimento superior a R$ 50 milhões. De acordo com o governo, os veículos, modelos Ranger e Spin, foram destinados prioritariamente ao interior do estado.
O delegado Yves Correia, coordenador regional de polícia (1ª Coorpin) explicou que a viatura Ranger foi enviada devido às características do terreno de algumas áreas da cidade e da zona rural. “Precisamos avançar cada vez mais nas operações, e esse tipo de veículo permite o acesso a áreas mais acidentadas”, afirmou.
Ele explicou também a importância da diferenciação entre viaturas padronizadas e não padronizadas para a condução das investigações. “A padronizada é usada para operações mais ostensivas e táticas, enquanto a não padronizada tem uma função específica de inteligência, de trabalhar informações, de passar despercebida para levantar dados e mapear áreas com criminosos. Com esse mapeamento, conseguimos tomar decisões mais precisas no futuro”, explicou o delegado.
Apesar da entrega, o Acorda Cidade verificou que o número de veículos ainda não atende totalmente à demanda de investigações no município. Feira de Santana registra mais de 300 mortes violentas por ano, e a Delegacia de Homicídios, por exemplo, conta atualmente com apenas duas viaturas padronizadas, sendo uma nova e outra antiga. Além disso, a frota precisaria de mais veículos pick-up devido ao estado das estradas de acessos às localidades do município.
O delegado destacou que o investimento na frota é essencial para o avanço das investigações na cidade e comemorou a chegada do reforço. “Estamos felizes com os investimentos e com a chegada dessas viaturas. Esperamos que cada vez mais equipamentos sejam destinados para Feira de Santana. É o que buscamos para operar da forma mais profissional possível”, declarou o coordenador ao Acorda Cidade.
De acordo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, este foi o maior investimento já feito nos últimos dois anos no segmento. “Pouco mais de três mil novas viaturas foram entregues para as Polícia Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Investimentos na contratação de seis mil policiais e bombeiros, aquisições de equipamentos para a área de inteligência e 170 novas estruturas completam o pacote de modernização das Forças da Segurança”, completou.
Municípios e unidades que receberam viaturas no interior da Bahia:
Segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, as viaturas foram distribuídas entre 177 municípios e diversas unidades policiais. Confira a lista:
Delegacias Territoriais (DTs)
- Uauá
- Sobradinho
- Remanso
- São Desidério
- Campo Alegre de Lurdes
- Várzea da Roça
- Saúde
- Miguel Calmon
- Mairi
- Capim Grosso
- Lençóis
- Ruy Barbosa
- Itamarajú
- Gandu
- Ibirapitanga
- Planalto
- Iraquara
- Mucuri
- Caravelas
- Formosa do Rio Preto
- Valente
- Piatã
- Jacobina
- Maragojipe
- Barreiras
- Itaparica
- Caculé
- Macarani
- Muritiba
- Simões Filho
- Salinas da Margarida
Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins)
- Juazeiro
- Itaberaba
- Jacobina
- Senhor do Bonfim
- Ouriçangas
- Candeias
Outras unidades policiais
- Delegacia de Proteção ao Turista: Porto Seguro
- Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher: Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Ilhéus, Juazeiro
- Correpol
- Dreof
- Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR): Salvador
- Neam: Senhor do Bonfim, Brumado, Itaberaba
- Delegacia de Proteção Ambiental: Ilhéus
- Central de Flagrantes da Região Metropolitana de Salvador (RMS)
Com informações do repórter Ed Santo do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.