Pelo terceiro dia, indígenas bloqueiam BR-101 e pedem liberação para presos na Operação Pacificar

Protestos na BR-101 - Operação Pacificar
Foto: Reprodução | Radar News

Na manhã desta sexta-feira (28), os protestos continuam na BR-101, na altura do KM 792, em Itamaraju. Pelo terceiro dia consecutivo, indígenas da etnia Pataxó protestaram contra a prisão de 10 membros da comunidade na Operação Pacificar, que foram apontados pela polícia, como suspeitos de invadir fazendas de forma violenta e expulsar moradores.

Desde quarta, os pataxós têm fechado a rodovia na estrada do Parque Nacional do Monte Pascoal. Eles só liberam a via no fim da tarde.

Segundo o site Radar News, parceiro do Acorda Cidade, a polícia informou que os presos são suspeitos de invadir fazendas sobre o pretexto de que estariam retomando territórios ancestrais que já pertenciam aos povos originários Pataxós.

De acordo com o site, os manifestantes apedrejaram o veículo de um caminhoneiro que tentou furar o bloqueio.

Ainda segundo o site, policiais militares tentaram se aproximar do bloqueio na tentativa de negociar a liberação da pista, mas também foram hostilizados pelo grupo.

Por conta da mobilização, um grande engarrafamento se formou na rodovia.

Operação Pacificar

No último dia 20 de março, 10 indígenas foram presos suspeitos de invasões em fazendas da região, durante a Operação Pacificar, realizada pela polícia em Prado, no extremo sul do estado.

Durante as diligências, cerca de 150 agentes da civil e da Polícia Militar participaram da operação. Armas, munições, incluindo, fuzis e submetralhadoras foram aprendidas.

Leia também: 10 pessoas são presas pela Polícia Civil em operação no Extremo Sul do Estado

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Back To Top