Papa Francisco deixa hospital e retorna ao Vaticano após mais de cinco semanas de internação

Após mais de cinco semanas de tratamento para pneumonia bilateral, o papa Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, e retornou ao Vaticano neste domingo (23/03). O pontífice, de 88 anos, fez uma breve aparição diante de fiéis que o aguardavam em frente à unidade hospitalar, agradecendo pela presença e apoio durante sua recuperação.

Sentado em uma cadeira de rodas, ele agradeceu aos presentes: “Obrigado a todos!”. Durante o breve encontro, o papa fez referência a uma mulher com flores amarelas, o que provocou risos na multidão.

O papa recebeu alta médica e deixou o hospital de carro, acenando pela janela. Ele usava uma cânula nasal, que ajuda na administração de oxigênio. Os médicos informaram que sua saúde melhorou o suficiente para a alta, mas que ele passará por uma recuperação prolongada, estimada em pelo menos dois meses.

No mesmo dia, durante a oração do Angelus, o papa falou sobre sua preocupação com os recentes bombardeios na Faixa de Gaza e pediu o fim imediato do conflito. Ele não presidia a oração dominical desde 9 de fevereiro, marcando uma ausência de cinco semanas consecutivas.

Back To Top