O vice-prefeito eleito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), será o novo secretário de Educação do município. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27) pelo prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), durante uma coletiva de imprensa realizada no Hotel Íbis. A gestão começa oficialmente no dia 1º de janeiro de 2025, marcando o retorno de José Ronaldo à Prefeitura.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Pablo Roberto, que também renunciou ao cargo de deputado estadual para assumir a vice-prefeitura, afirmou ao programa Acorda Cidade que o convite para liderar a Secretaria de Educação foi feito logo após as eleições. Ele destacou que a decisão foi tomada com cautela e embasada em um estudo prévio sobre o cenário educacional do município.
“Quando o Zé Ronaldo oficializou, de forma muito reservada, o convite para a Educação, eu pedi a ele um tempo para buscar informações sobre o atual cenário da secretaria, quais são os indicadores que precisamos trabalhar para melhorar. Após esse levantamento, tomamos juntos a decisão de que, na Secretaria da Educação, teremos a condição de contribuir com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.
Desafios na Educação de Feira de Santana
Feira de Santana registrou índices abaixo do esperado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando com nota 4,4, atrás de cidades menores. O novo secretário reconheceu os números, disse que, nos últimos anos, houve um grande investimento na estrutura das escolas da rede municipal e que agora vai apontar medidas para reverter essa situação.
“Melhorar os resultados do Ideb não é uma medida muito rápida, mas temos que ter um planejamento muito claro, e isso a secretaria tem. Nós estamos com muitas experiências de estados que deram certo. A capital de Pernambuco, por exemplo, Recife, conseguiu fazer isso, colocando os alunos em tempo integral, inseridos no contraturno, em atividades esportivas. Nós estamos buscando essas informações de várias cidades que deram certo e vamos tentar aplicar em Feira de Santana também”, afirmou.
Segundo Pablo, é preciso haver um grande ‘Pacto pela Educação’ entre Executivo, Legislativo e sociedade civil para alavancar a realidade educacional no município. “A nossa ideia é selar um grande Pacto pela Educação, para que todos possam contribuir dentro das suas possibilidades, para que juntos nós possamos virar essa página e melhorar os indicadores”, afirmou.
Mudanças na Seduc
Pablo também confirmou ao Acorda Cidade que haverá mudanças na Secretaria de Educação, para renovar e reoxigenar a equipe.
“Primeiro vou chegar na secretaria, verificar de fato o que é, como é que as coisas estão, quem são as pessoas. É claro que algumas mudanças são necessárias e elas irão acontecer. Mas tudo com muita calma, pé no chão e tranquilidade, pensando sempre no melhor para a educação de Feira de Santana”, garantiu.
Pablo Roberto oficializou sua renúncia ao mandato de deputado estadual, com o decreto sendo publicado nesta sexta-feira (27). O suplente, Paulo Câmara, deverá assumir nos próximos dias.
Com informações do repórter Ney Silva Acorda Cidade
Leia também:
Saiba quem são os novos secretários municipais de Feira de Santana
Deputado Pablo Roberto oficializa renúncia ao cargo para assumir vice-prefeitura de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram