A redução das operações e o não atendimento da imprensa, impostos pelos Sindicatos de delegados, escrivães e investigadores, e acatados pela chefia da Polícia Civil, deve gerar troca no comando da instituição.
Integrantes da cúpula do Governo acreditam que a substituição aconteça durante a Reforma Administrativa do governador Jerônimo Rodrigues, prometida para o mês de janeiro de 2025.
Além de mudanças no primeiro escalão (secretariado), os interlocutores indicam a substituição de Heloísa Brito no cargo de Delegada-geral da PC. Casos de autoritarismo e assédio moral com servidores, além da falta de integração foram outros pontos destacados por fontes internas.
Trocas nos comandos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica também não são descartadas.
Bem avaliado pela população e com prestígio diante do governador, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, deve permanecer na pasta. A manutenção do delegado federal ainda não foi confirmada, segundo fontes do Governo.