Operação Dupla Jornada: Polícia Federal combate corrupção em serviços de imigração em Porto Seguro

Nesta terça-feira (25/3), a Polícia Federal, por meio da Corregedoria Regional da PF na Bahia, deflagrou a operação Dupla Jornada, com o objetivo de reprimir atos de corrupção em serviços prestados a estrangeiros na Unidade de Polícia de Migração da Delegacia da PF em Porto Seguro (UMIG/PSO/PF/BA).

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um na residência de um servidor terceirizado investigado e outro na sede da UMIG/PSO/PF/BA. A ação é fruto de investigações que revelaram indícios de cobrança indevida por parte de um colaborador, que exigia valores extras de estrangeiros em troca de auxílio na instrução de processos de imigração, como naturalização e autorização de residência.

Além disso, foi constatado que o investigado aplicava taxas muito superiores às oficiais e fora do sistema de emissão de Guias de Recolhimento da União (GRU’s). Essas cobranças ilegais ocorriam de forma paralela ao sistema eletrônico oficial, utilizado pelos próprios estrangeiros para agendar os serviços e realizar os pagamentos diretamente à União.

A Polícia Federal reforça que o agendamento dos serviços de imigração é feito exclusivamente por meio de portais eletrônicos oficiais, onde são geradas as GRU’s, que correspondem aos valores oficiais a serem pagos pelos estrangeiros.

O servidor terceirizado responderá pelo crime de corrupção passiva. A PF segue com investigações para identificar outros possíveis envolvidos na prática de irregularidades.

Para mais informações sobre serviços de imigração, acesse o portal oficial da PF: [https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao/inicio](https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao/inicio).

Back To Top