Os novos secretários municipais de Feira de Santana, anunciados na manhã desta sexta-feira (27) pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, já começaram a planejar as ações que serão desenvolvidas a partir de janeiro de 2025. Eles destacaram que estão em conversas com o prefeito eleito e também com pessoas que farão parte da equipe para traçar estratégias de trabalho.
Confira a lista completa de secretários
O secretário municipal de Comunicação, o jornalista Joilton Freitas, destacou que é um homem de diálogo e que vai trabalhar para Feira de Santana ter a cara do governo de José Ronaldo. “A secretaria tem que trabalhar, principalmente nesses 100 primeiros dias, que a sociedade está esperando e o governo tem que mostrar a cara. Vai ser um trabalho muito difícil, vamos trabalhar para Feira de Santana voltar a respirar, ficar mais bonita e ganhar a cara de um governo totalmente diferente”, afirmou.
Justianiano França, que volta a assumir a secretaria de Serviços Públicos, informou que na próxima segunda (30) deve divulgar as ações de limpeza para a cidade, que devem começar a partir do dia 2 de janeiro. “Tenho certeza de que a equipe formada vai nos ajudar muito. Estar com o prefeito Zé Ronaldo e trabalhar pela cidade é algo que nos honra. Teremos novas ações importantes e tenho certeza de que aquilo que será realizado irá atender a população. Vamos atender bairros, distritos e, nos próximos 90 dias, vamos atender toda a cidade com serviço de limpeza”, destacou.
O novo secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que a prioridade a partir de janeiro será a atenção primária e o cumprimento das promessas de campanha feitas pelo prefeito eleito José Ronaldo. “A gente precisa estruturar algumas políticas públicas necessárias para o estabelecimento de uma saúde de qualidade, em especial na atenção primária, que é a porta de entrada das pessoas. Temos projetos e o prefeito fez promessas durante a campanha e nosso compromisso é viabilizar essas promessas porque o projeto político que foi eleito nas urnas agora tem que ser entregue”, afirmou.
Ele disse ainda que, junto com o prefeito José Ronaldo, irá montar uma equipe técnica que possa ajudar o município na área de saúde. “Já tive a experiência de ser secretário de saúde em outro município, fui provedor da Santa Casa e agora será um grande desafio estar à frente da secretaria municipal de saúde. Será uma gestão de muito trabalho, muita dedicação”, frisou.
O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Silvaney Araújo, cuja indicação foi do PDT, afirmou que Feira é uma cidade muito importante na agricultura e que tem a necessidade de estar no patamar que merece. “Quando José Ronaldo me convidou, ele pediu para que eu fizesse um projeto sobre a agricultura de Feira. A gente fez esse projeto e vamos sentar com ele, analisar com a equipe com cautela e com o objetivo de colocar Feira em um cenário nacional. Estou aqui para trabalhar, para fazer com que Feira venha a crescer”, disse.
Sérgio Carneiro, atual secretário de Mobilidade Urbana, segue à frente da pasta na próxima gestão. “Me dediquei ao máximo por amor à minha terra e tenho consciência de que há uma percepção popular de que houve uma melhoria na mobilidade da nossa cidade. Entretanto, a dinâmica e o tempo que tive, ou não tive recursos, não deu tempo de resolver todas as questões, sempre tem problemas. Espero aproveitar da experiência de José Ronaldo e do entrosamento com ele, pois já fui secretário em outra gestão dele, para que possa apresentar os problemas e a gente consiga melhorar ainda mais a mobilidade da nossa cidade”.
Ele afirmou ainda que a frota precisa ser renovada constantemente. “Já estamos fazendo isso com ônibus com mais capacidade de passageiros, local para prender cadeiras de rodas e ar-condicionado. Precisamos ver com o prefeito como potencializar esses terminais de ônibus. Enfim, vou apresentar os problemas para decidir a melhor forma”, concluiu.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, que atua na iniciativa privada há 25 anos, afirmou que esse é um grande desafio, mas que pretende dialogar com a sociedade para encontrar os melhores caminhos para a cultura em Feira de Santana.
“Encontrei um objetivo grandioso no convite de José Ronaldo e tenho certeza que dialogando com a sociedade encontraremos caminhos para colocar Feira num lugar de destaque. Entre a Micareta, o São João e o Natal, muita coisa acontece e nosso objetivo é estimular o esporte, lazer, bem-estar e cultura, dialogando com a educação. É uma secretaria que tem muito a contribuir e o objetivo é construir um projeto grandioso com muito diálogo”, afirmou.
O secretário de governo, Luiz Carlos Bahia Neto, que ocupa uma secretaria municipal pela primeira vez, destacou que esteve ao lado do prefeito eleito José Ronaldo durante toda fase de pré-campanha e campanha, além de participar da equipe de transição. “Agora a expectativa é corresponder a confiança que José Ronaldo depositou na minha pessoa para agregar dentro da gestão e levando melhorias para Feira de Santana”, disse.
Na pasta da educação, o secretário será Pablo Roberto. Ele afirmou que o convite para liderar a Secretaria de Educação foi feito logo após as eleições e destacou que a decisão foi tomada com cautela e embasada em um estudo prévio sobre o cenário educacional do município.
“Quando o Zé Ronaldo oficializou, de forma muito reservada, o convite para a Educação, eu pedi a ele um tempo para buscar informações sobre o atual cenário da secretaria, quais são os indicadores que precisamos trabalhar para melhorar. Após esse levantamento, tomamos juntos a decisão de que, na Secretaria da Educação, teremos a condição de contribuir com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.
Confira outros secretários e diretorias
Com informações dos repórteres Paulo José e Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Pablo Roberto assume Secretaria de Educação com compromisso de melhorar indicadores e promover pacto pela Educação
Saiba quem são os novos secretários municipais de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram