Nove crianças baleadas somente esse ano em Salvador e RMS

Nove crianças foram baleadas em Salvador e região metropolitana somente esse ano. O caso mais recente aconteceu na noite de quinta-feira (19/12), na BR-324, imediações do bairro de Águas Claras.

Conforme apuração do Informe Baiano, uma menina de 10 anos estava no carro com os pais quando foi atingida no ombro em uma tentativa de assalto. A garota esta fora de perigo. A mãe dela, a médica Vanessa Lustiago, de 39 anos, foi ferida na cabeça e corre risco de morte.

Na noite da última quarta-feira (18/12), Samuel de Andrade de Jesus, de apenas 5 anos, foi morto por uma bala perdida, enquanto brincava na sala de sua residência, na Rua Lindóia, bairro de Itinga, em Lauro de Freitas.

Conforme o instituto Fogo Cruzado, o caso de Samuel foi o primeiro registro de morte de uma criança devido à violência armada. A ocorrência foi classificada como resultado de uma disputa entre grupos armados na região.

Das nove crianças baleadas este ano, seis foram atingidas por balas perdidas, uma delas durante ação/operação policial, e duas em meio a disputas entre grupos armados.
Dezembro foi o mês que mais acumulou casos de crianças baleadas, quatro.

Na noite do dia 11 de dezembro, três crianças foram atingidas enquanto saíam da aula de um projeto esportivo gratuito, nas proximidades do Condomínio Torres de Campinas, no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador.

Veja a lista de crianças baleadas em 2024:

  • 04/02, Menino, 8 anos – Ferido por bala perdida enquanto brincava na casa da
    madrinha, no bairro de Mussurunga em Salvador.
  • 16/03, Menino, 5 anos – Quatro pessoas foram baleadas durante uma ação policial no bairro de Saramandaia em Salvador, entre elas uma criança vítima de bala perdida.
  • 04/09, Menino, 11 anos – Ferido de raspão na cabeça durante uma tentativa de assalto enquanto jogava bola com amigos, no bairro dos Mares, em Salvador.
  • 10/10, Menina, 3 anos – Ferida em meio a disputa entre grupos armados que fez várias vítimas na localidade de Teotônio Vilela, bairro de Fazenda Coutos, Salvador.
  • 11/12, 3 crianças – Feridas por bala perdida enquanto saíam da aula de um projeto esportivo, nas proximidades do Condomínio Torres de Campinas, no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador.
  • 18/12, Samuel de Andrade de Jesus, 5 anos – Morto por uma bala perdida enquanto brincava dentro de casa durante uma disputa entre grupos armados, na Rua Lindóia, parte do Bairro de Itinga que fica em Salvador.

Em 2023, no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro, foram registradas 17 crianças baleadas: quatro morreram e 13 ficaram feridas.

  • 18/12, menina de 10 anos – Baleada em companhia dos pais durante uma tentativa de assalto na BR-324.
Back To Top