
O Carnaval de Salvador começa oficialmente na próxima quinta-feira (27), porém milhares de pessoas estiveram no circuito Barra-Ondina para aproveitar o Furdunço no domingo (23). Durante a festa, serpentinas foram jogadas em direção aos fios de energia e atingiram sete estruturas elétrica na Rua Marques de Leão, o que poderia causar acidentes fatais com os foliões. As ações de reforço do sistema realizadas pela Neoenergia Coelba impediram que houvesse curto-circuito e interrupções de energia, porém o risco foi real e alerta para a necessidade de a população seguir orientações de segurança durante o Carnaval.
Ainda na manhã desta segunda-feira (24), profissionais da Neoenergia Coelba trabalhavam na remoção dos objetos que estavam na rede elétrica. Esses técnicos fazem parte da equipe de manutenções preventivas da distribuidora, que poderiam estar realizando outras ações visando reforçar o sistema para o Carnaval, porém precisaram estar retirando as serpentinas.
No começo do mês, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou uma lei que proíbe a comercialização, distribuição e utilização de serpentinas metálicas na Bahia, com multa prevista de até R$ 100 mil. Os outros tipos de serpentinas, como as de papel, também representam riscos para a população pois o seu contato, principalmente quando estão molhadas, podem fechar um curto-circuito e romper os cabos de energia.
Para garantir um Carnaval seguro, a Neoenergia Coelba investiu R$ 12 milhões em manutenções preventivas e na construção de uma rede elétrica para atender exclusivamente o circuito Barra-Ondina. Além disso, a distribuidora fechou uma parceria com Carlinhos Brown e o Ilê Aiyê para potencializar as orientações de segurança para a população por meio da música.
Confira as dicas de segurança para garantir um Carnaval com segurança
- Não jogue serpentina na direção da rede elétrica;
- Em caso de fio caído, não se aproxime e avise à Neoenergia Coelba;
- Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
- Não coloque enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;
- Não direcione jatos d’água em direção à rede elétrica;
- Não aproxime “bastão de selfie” da rede elétrica;
- Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
- Não utilize balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
- Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica;
- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas, balcões e camarotes;
- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avise imediatamente à Neoenergia Coelba por meio do número 116.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.