![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/mutirao_detran_neysilva_acordacidade-4.jpeg)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado da Bahia, promoveu nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro, em Feira de Santana, um mutirão para Pessoas com Deficiência (PcD) tirarem ou renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A programação foi realizada na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada no conjunto Jomafa, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas nos dois dias.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Maria Jeane Oliveira, que faz parte da coordenação do Detran-BA, destacou a importância do mutirão, como forma de beneficiar com que pessoas não se desloquem de tão longe, para realizarem as perícias médicas.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/REzVTYuv-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-8.webp)
“Desde ontem estamos aqui, já atendemos uma boa demanda de pessoas que estavam aguardando por esta perícia médica, posso dizer que é uma satisfação do Detran Bahia está participando aqui na 3ª Ciretran, deste movimento que é muito importante. Em Salvador nós temos periciais de segunda à quinta, então a gente atende a demanda do estado inteiro. Trouxemos este mutirão para Feira de Santana, justamente com o objetivo de fazer com que as pessoas não se desloquem até Salvador, a gente entende a questão dos custos. Queremos agilizar, facilitar, fazer com que as pessoas que necessitam, tenham também em mãos, a sua CNH”, afirmou.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/8pzOMMRr-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-6.webp)
Ao Acorda Cidade, o médico perito Jean Cavalcante Silva também parabenizou esta ação realizada pelo Detran. Ele listou algumas cidades, onde o mutirão já foi promovido.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/4isdXCRZ-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-1.webp)
“Depois da direção do Dr. Max Passos na Diretoria de Habilitação e Dr. Rodrigo Pimentel na Diretoria do Detran, foi criado estas bancas regionalizadas para as cidades do interior. Nós já fomos para Barreiras, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Itabuna, Cruz das Almas e Feira de Santana está sendo contemplada pela segunda vez. No primeiro dia nós fazemos o exame da perícia e no segundo dia, é o exame de rua”, explicou.
De acordo com o médico, existem diversas situações que podem tornar uma pessoa com deficiência física, mas que não impedem de conduzir um veículo.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/jgAknB9V-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-5.webp)
“Hoje nós temos várias condições de pessoas com deficiência, eu digo até que as pessoas sem as duas pernas, podem se tornar carreteiras, podem ter habilitação na categoria E, pois é só colocar no câmbio manual, tudo na mão, assim como acelerador, embreagem, freio, tudo pode ser feito pela mão. Iniciamos hoje o exame de rua, a maioria das pessoas que fizeram o exame no dia de ontem foram habilitadas e, sendo aprovadas, dentro de poucos dias terão em mãos as suas habilitações”, concluiu.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/kQm5ht2F-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-3.webp)
Balbino Souza Pereira foi um dos candidatos que participou do mutirão. Morador da cidade de Ibirapitanga, ele contou ao Acorda Cidade que já tinha feito a perícia em Itabuna, mas por falta de carros adaptados, foi necessário o deslocamento para Feira de Santana.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/4ol8BdK0-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-2.webp)
“Eu sou da região sul, Ibirapitanga. Moro no distrito de Itamarati à beira da BR-101. Fiz o exame aqui da baliza, acho que foi tranquilo, até porque durante as aulas, a gente aprendeu muito com os instrutores, que são simpáticos e tranquilos para nos fornecer os instrumentos necessários para a prática da direção. Itabuna tinha uma banca examinadora, depois tiraram a banca de lá e ficamos esperando a oportunidade. No entanto, eu fiz lá a prova lá na cidade de Itabuna com a banca de Salvador, mas por falta de carros adaptados na auto escola de Itabuna, eu tive que vim para Feira de Santana para fazer as provas práticas aqui”, concluiu.
![Mutirão do Detran](https://uploads.acordacidade.com.br/2024/12/38pFImFA-mutirao_detran_neysilva_acordacidade-7.webp)
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram