Faleceu na madrugada desta quinta-feira (23), Gilmário Moreira da Silva, aos 75 anos de idade. Conhecido como “Boca de Traíra”, Gilmário era ouvinte assíduo do Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News, e um grande representante do distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana.
Gilmário se sentiu mal, na própria residência em Bonfim de Feira, foi socorrido para o Hospital São Matheus, mas não resistiu.
Ao Acorda Cidade, Risomário Lobo, filho mais velho de Gilmário, contou que que o pai trabalhou por cerca de 40 anos no Fundo Nacional da Saúde – Funasa – Sucan e era um grande amante da seresta.
“Gilmário era casado, deixa cinco filhos, inclusive um é sobrinho, mas ele cuidava como filho, tanto que as filhas desse meu primo, consideram ele como avô. 40 anos de Sucan, amava demais o distrito de Bonfim de Feira, tanto que ele fez um testamento que queria ser velado em Bonfim de Feira, queria ser sepultado em Bonfim de Feira e, que no dia do sepultamento, tivesse uma seresta, que tivesse fogos, para todo mundo entender que era um momento de alegria. Ele fez esse testamento pedindo a mim, as minhas irmãs. Ele tinha uma residência em Bonfim de Feira, morava também aqui em Feira, mas era amante de Bonfim. Por 25 anos puxou o tradicional enterro do ano, era uma pessoa extremamente conhecida, trabalhou em vários distritos de Feira através da Fundação, gostava de dançar, gostava do rádio, de fazer amigos, a alegria dele era dizer que alguém era amigo dele. Ele entendia que riqueza dele eram os amigos. Festejou os seus 50 anos com Violão de Ouro, festejou os 70 anos com Violão de Ouro e deixa este legado, esta responsabilidade de continuar a família, de zelar o nome que ele deixou”, declarou.
Ainda de acordo com Risomário, Gilmário Moreira passou um período em Rondônia pela Sucan, quando teve um surto de malária.
“No tempo que ele trabalhou na Fundação Nacional de Saúde, teve um período de uma crise de malária pesada lá em Rondônia, ele foi convocado para passar um tempo lá. Foi um ponto que ele entendeu, que como servidor público, procurou colaborar com a saúde de muitas pessoas. Ele também dizia que quando trabalhava, sempre entrou na casa das pessoas e sempre foi bem recebido, sempre tinha um alimento, uma água, um cobertor, sempre tinha uma mão amiga. Agora fica minha mãe, minhas três irmãs, meu irmão de consideração que é meu primo, minha esposa, duas primas e duas sobrinhas-primas, que são filhas do meu irmão-primo”, concluiu.
Durante o Programa Acorda Cidade, Oswaldo César, grande amigo de Gilmário Moreira, também fez uma participação.
“Nós sabemos que temos o dia, mas a gente sempre acha que é cedo, a gente não queria que fosse hoje, queria que fosse bem mais para frente, mas como temos que cumprir aquilo que Deus nos determinou, eu quero dizer que ele vai feliz, porque ele fez tudo que gostava de fazer, mas vamos acompanhar até o lugar que será de todos nós um dia. Estamos consternados, é uma relação de amigo, irmão, compadre, estávamos com ele até ontem, mas hoje ele toma o destino dele e a gente fica aqui, orando para que Deus o coloque em um bom lugar”, disse.
O velório está acontecendo no Centro de Velório Gilson Macedo, bairro da Kalilândia, em Feira de Santana até às 11h e seguirá para o distrito de Bonfim de Feira, onde terá outro velório na residência de Gilmário Moreira, e o sepultamento será realizado às 17h no cemitério local do distrito.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve presente no velório e destacou a amizade com Gilmário Moreira.
“Era um amigo de décadas, um amigo muito querido, vai deixar muita saudade, não só para os amigos, familiares, mas também para aquele grande número de pessoas que ele sempre se relacionou com muita amizade, com muito carinho, com muito respeito. Um homem que sempre soube respeitar a todos, soube fazer uma família, soube fazer amigos e cumprir a sua missão aqui na terra muito bem. A gente sempre lembrava de coração para coração, Gilmário se eu tivesse triste, se eu tivesse aborrecido, ele chegava, me fazia sorrir com as brincadeiras dele, eu sorria muito, a gente brincava muito um com o outro, e se foi um grande amigo”, disse.
O vice-prefeito e secretário de Educação Pablo Roberto também prestou sua última homenagem no centro de velório.
“Um amigo que nos deixa, um amigo que criou muito bem seus filhos, cuidando muito bem da sua família, e um pai de um grande amigo de todos nós, que é Risomário. Então nada mais justo, do que estar aqui hoje, prestando esta justa homenagem. Eu fui informado por volta de 4h20 da manhã, Risomário mandou uma mensagem comunicando, então logo cedo, estamos aqui para deixar este abraço para toda sua família”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.