Moradores no bairro Papagaio sofrem quedas de energia há uma semana; prejuízos já incluem perda de eletrônicos

Falta de luz, conta de luz
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Moradores do Condomínio Canadá Houses, localizado no bairro Papagaio, em Feira de Santana, estão enfrentando uma série de quedas de energia elétrica há uma semana. O problema, que ocorre em diferentes horários ao longo do dia, tem gerado transtornos e prejuízos para a comunidade. A produção do Acorda Cidade também tem recebido diversas reclamações por meio de mensagens enviadas ao WhatsApp (75 8297-4004). Na manhã desta quarta-feira (5), a reportagem esteve conversando com o síndico do condomínio, Aslan da Silva Araújo.

Segundo ele, o condomínio conta com 345 unidades habitacionais e, segundo os moradores, todo o bairro Papagaio tem sido afetado pelas quedas de energia.

“Na realidade, nós estamos enfrentando quedas de energia constantes em horários alternados, tanto no período da manhã quanto da tarde e noite, em que há quedas de energia com espaços de 20, 30 minutos entre uma queda e outra, e mesmo protocolando vários pedidos junto à Coelba, até hoje a gente não teve uma resposta.”

De acordo com Aslan, os moradores têm buscado contato com a Neoenergia Coelba de diversas formas, mesmo assim, ainda não tiveram solução para o problema, nem mesmo uma explicação sobre o motivo das oscilações elétricas.

“O que a gente precisa saber primeiro é o que está acontecendo. Porque se há alguma manutenção da rede, se há alguma instabilidade, se na realidade não existe contingente o suficiente de aparelhos transformadores que possam trazer uma energia de qualidade para nossa região, primeiro a gente precisa saber o que é que efetivamente está acontecendo para só posteriormente a gente poder tomar alguma decisão.”

Ainda segundo o síndico, o contato com a Coelba tem sido feito por meio de e-mails, ligações e até mesmo reclamações junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas, até o momento, nenhum técnico foi ao local para avaliar o problema.

A situação se torna ainda pior, porque além dos transtornos da falta de energia, muitos moradores já estão sofrendo prejuízos por conta das quedas de energia.

“Teve gente que perdeu o eletrônico. Teve gente que perdeu o sistema de compressão de água que utiliza na casa. Então, prejuízos diversos. Fora as pessoas que trabalham em home office e precisam utilizar de computador, internet, e ficam sem acesso ao trabalho por conta disso.”

Os moradores cobram uma posição da Coelba, inclusive, um prazo para que a normalidade do serviço seja restabelecida o quanto antes para evitar mais prejuízos e transtornos.

Back To Top