Na manhã deste sábado (18), moradores da comunidade Vila Feliz, no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana realizaram um protesto para reivindicar a reforma da Escola Núcleo Municipal Martiniano da Silva Carneiro, que permanece fechada há mais de um ano. A manifestação aconteceu no trevo sentido Tanquinho e contou com a participação de diversos membros da comunidade.
O protesto teve como objetivo chamar a atenção das autoridades para a situação e cobrar um posicionamento da prefeitura sobre o início das obras de reforma.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo Jairo Lima, morador da Vila Feliz, a reforma foi prometida pela prefeitura em novembro de 2023, mas até agora nenhuma obra foi iniciada.
“A gente se reuniu aqui com a comunidade para reivindicar a reforma aqui da escola, que foi prometida uma reforma aqui para o colégio, em novembro de 2023. Ou seja, faz mais de um ano que essa reforma foi prometida aqui na comunidade e nunca foi feita, nem sequer colocaram a placa aqui de início da obra, término da obra”.
De acordo com o morador, a escola, que atendia estudantes da Vila Feliz e de comunidades vizinhas, está fechada desde a promessa de reforma. Como solução provisória, a prefeitura alugou uma chácara a cerca de 4 km de distância para realocar os alunos. No entanto, a mudança tem causado transtornos e até mesmo riscos, principalmente para os mais pequenos que vão precisar aderir ao transporte escolar.
“Os alunos daqui da comunidade têm uma escola aqui na comunidade, está fechada há mais de um ano e a prefeitura alugou uma chácara lá em outra localidade a mais de 4 km daqui da vila para botar estudantes de 3, 4 anos dentro de um ônibus sem segurança para ir para essa localidade”.
Os moradores questionam a necessidade de transportar as crianças para uma localidade distante, enquanto a escola da comunidade, que tem estrutura adequada, permanece fechada e a sem reforma.
“Eu acho uma coisa desnecessária. A gente tem uma escola aqui na localidade, uma escola grande, e está fechada há mais de um ano”, acrescentou Jairo.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram