
No último dia 2 de abril, a Prefeitura de Feira de Santana iniciou as inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. Buscando garantir moradia digna para os agentes comunitários de saúde e de endemias, foi apresentado nesta sexta-feira (4) em Feira de Santana, o projeto Minha Casa Servidor. A iniciativa é fruto da parceria entre a Federação Sindical dos Agentes Comunitários da Bahia, o Sindacs e a Caixa Econômica Federal.
Inspirado em um modelo implantado inicialmente em Salvador, o projeto visa contemplar servidores filiados ao sindicato, oferecendo casas com condições facilitadas de financiamento.

O presidente da Federação, Antônio Nelson Oliveira do Rosário, esteve ao lado dos agentes que compareceram em peso para conferir os benefícios para a categoria.
“O motivo real é trazer para os trabalhadores o direito de ter uma moradia digna em um condomínio fechado, específico para os trabalhadores agentes comunitários filiados ao sindicato de Feira de Santana”, explicou.

De acordo com ele, a expectativa era de cerca de 350 participantes no evento. O projeto prevê um subsídio de até R$ 56 mil por meio da Caixa Econômica, e o pagamento será parcelado conforme a renda de cada trabalhador.
“Todas as documentações vão ser enviadas através do sindicato. O trabalhador vai até a sede sindical, e vai ser enviado essa documentação. Vai ter um subsídio da Caixa, aquele subsídio do Minha Casa Minha Vida, até R$ 56 mil para abater na casa e vai ser dividido em parcelas de acordo com a disponibilização de cada servidor de acordo com sua situação financeira”, detalhou.

Minha Casa Minha Vida especial para Servidores em Feira de Santana
O acesso ao benefício é independente do agente já possuir uma casa própria. Segundo Antônio Nelson, o principal critério é estar filiado ao sindicato.
Segundo o presidente, o empreendimento já está em andamento, e o número de unidades disponíveis para Feira ainda não foi fechado. As moradias do Boreal Reserva dos Pássaros serão casas individuais, com dois ou três quartos e espaço externo para lazer.

“O projeto aqui é de 450 casas. Nós conseguimos nesse empreendimento já fazer esse primeiro momento, mas não sabemos se vai ser 200, 400, 300. Porque nós já estamos pegando o empreendimento em andamento”, explicou.
O presidente confirmou ao Acorda Cidade, que a previsão de entrega, segundo a Caixa, é de até dois anos após o início das inscrições.

A importância do Sindicato para acesso aos benefícios
Antônio do Rosário ainda reforçou a atuação do sindicato nas esferas municipal, estadual e nacional para garantir direitos e benefícios à categoria. Ele também fez um alerta para os agentes que ainda não são filiados.
“Se não for filiado, não terá esse direito através do sindicato. E não tem um outro empreendimento, uma outra entidade que assim faça, porque o sindicato, mais uma vez, sai na frente trazendo o melhor para nossos trabalhadores”, declarou.


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram