Mais de 750 pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foram atendidas pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) até agosto deste ano, segundo dados do AGHUSE (Sistema de Gestão em Saúde). Em alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, o hospital promoveu uma ação especial de conscientização no primeiro andar da unidade, destacando a importância do reconhecimento e tratamento imediato dos sintomas dessa doença.
A médica neurologista e coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, Renata Nunes, explicou que o AVC se apresenta em duas formas: isquêmico, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo, e hemorrágico, resultante do rompimento de um vaso. “Os sinais mais comuns incluem fraqueza repentina em um lado do corpo, dificuldade na fala ou compreensão e diminuição do nível de consciência. Reconhecer esses sintomas rapidamente é essencial para um atendimento eficaz”, enfatizou a médica
Ela também reforçou o papel do HGCA como centro de referência no tratamento ao AVC, destacando a relevância do serviço para a comunidade local.
A programação da ação contou com a presença de Alessandro Rômulo Alencar, consultor do Projeto Angels, que ministrou uma palestra sobre a relevância do HGCA no cenário de atendimento ao AVC, não apenas na Bahia, mas em nível nacional e internacional. Durante sua apresentação, Alessandro anunciou que o hospital foi reconhecido com a classificação Diamante pelo Prêmio Angels, concedido pela World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC), como um dos destaques na qualidade dos serviços prestados aos pacientes com AVC.
Como parte das atividades do evento, o hospital recebeu do Projeto Angels uma “stroke bag”, um kit especializado para atendimentos rápidos de emergência a pacientes com AVC. “Esse material é fundamental para garantir que a equipe de atendimento tenha o suporte necessário em casos de urgência”, destacou Alessandro.
O evento incluiu também uma capacitação da equipe em atendimento ao AVC agudo e um café da manhã, reunindo as diretorias médica, geral e de enfermagem, além de coordenadores e colaboradores do hospital. Cristiana França, diretora-geral do HGCA, destacou o comprometimento da instituição com a promoção da saúde e bem-estar. “A conscientização sobre o AVC é uma prioridade em nossa atuação. Estamos sempre empenhados em fortalecer nossos serviços para garantir o atendimento de qualidade que a população precisa e merece”, afirmou.